Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Foto rara de onça-pintada em parque de Minas é eleita entre as 25 melhores de 2025 pela National Geographic
Registro feito por Fernando Faciole no Parque Estadual do Rio Doce entra na seleção Pictures of the Year e destaca a relevância da unidade de conservação para a sobrevivência da onça-pintada na Mata Atlântica
26/11/2025 às 17:57por Redação Plox
26/11/2025 às 17:57
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Uma imagem rara registrada no Parque Estadual do Rio Doce (Perd), em Minas Gerais, foi escolhida pela National Geographic como uma das 25 melhores fotografias de 2025, integrando a prestigiada seleção Pictures of the Year (POY) da publicação, referência mundial em comunicação, exploração científica e fotografia documental dedicada à conservação da natureza e à educação ambiental. Veja na Live como o fotógrafo brasileiro Fernando Faciole flagrou a aparição inesperada do maior felino das Amércias.
A revista destacou o trabalho do fotógrafo brasileiro Fernando Faciole, que flagrou a aparição inesperada de uma onça-pintada (Panthera onca), espécie vulnerável e cada vez mais rara na Mata Atlântica. Segundo o gerente do Parque Estadual do Rio Doce, Vinícius Moreira, 12 onças identificadas vivem atualmente na unidade de conservação. Faciole é bolsista da National Geographic Society e atua na documentação do Projeto Tatu-canastra no parque.
Registro raro reforça presença da onça-pintada no parque
O fotógrafo monitorava a toca de um tatu-canastra, outro animal ameaçado de extinção, quando foi surpreendido pela presença da onça-pintada. O flagrante, descrito pela National Geographic como o encontro com um elusive prowler (predador furtivo, em inglês), é um indicativo importante da presença do maior felino das Américas no Perd e reforça a relevância da unidade de conservação para a biodiversidade brasileira.
*
De acordo com a publicação, as imagens selecionadas este ano refletem um planeta em transformação e a urgência de preservar ecossistemas ameaçados. Entre registros feitos em mais de 20 países, a aparição da onça-pintada em Minas Gerais se destaca como um retrato poderoso da vida selvagem brasileira e do papel essencial das Unidades de Conservação na proteção de espécies emblemáticas.
Parque Estadual do Rio Doce em destaque na conservação
A foto também reforça a importância do Parque Estadual do Rio Doce, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), no mosaico de áreas protegidas da Mata Atlântica. O registro evidencia o impacto de pesquisas, monitoramentos e políticas públicas que contribuem para a proteção de espécies ameaçadas.
*
Além da imagem feita no Perd, a seleção da National Geographic reúne fotografias que vão desde cenas marcantes da fauna — como o primeiro registro subaquático de um tubarão-branco no Maine, nos Estados Unidos — até descobertas científicas e momentos emblemáticos da experiência humana em diferentes partes do mundo.
Bolsa da National Geographic e trajetória do fotógrafo
Em outubro de 2024, Fernando Faciole celebrou publicamente a concessão de uma bolsa da National Geographic Society para se tornar Explorador em 2025, com o objetivo de documentar uma história de conservação em parceria com o Projeto Tatu-canastra. O foco de seu trabalho é o tatu-canastra (Priodontes maximus), frequentemente chamado de “engenheiro do ecossistema” e hoje restrito ao que pode ser seu último reduto na Mata Atlântica. Ao lado de pesquisadores, o fotógrafo se dedica a registrar esforços de proteção dessa população ameaçada e a sensibilizar comunidades locais.
*
Nas redes sociais, o autor da foto comemorou a inclusão de seu registro entre as 25 melhores imagens do mundo em 2025 e ressaltou a situação crítica da onça-pintada na Mata Atlântica, classificando a fotografia como um registro extremamente raro da espécie nesse bioma. Ele também lembrou que, dez anos antes, uma amiga havia lhe enviado uma lista com as melhores imagens da National Geographic de 2015, dizendo que um dia ele também teria uma foto na seleção — um marco que agora se concretiza em sua carreira.
Fotos do Ano e apelo pela conservação
Em uma publicação nas redes sociais, a National Geographic descreveu o encontro de Faciole com um dos animais mais vulneráveis do Brasil durante o monitoramento de uma toca de tatu-canastra no Parque Estadual do Rio Doce e destacou que se acredita haver menos de uma dúzia de onças-pintadas no parque, após forte redução populacional causada pelo desmatamento.
A revista ressaltou ainda que fotógrafos da National Geographic se aventuraram por diferentes regiões do planeta para produzir as imagens mais impactantes do ano. De centenas de milhares de registros, apenas 25 compõem a seleção de Fotos do Ano de 2025, disponível em natgeo.com/photos, onde o público pode conferir a lista completa das imagens e os bastidores de cada história.
Allison Juliana, 23, estudante de medicina veterinária, foi morta e parcialmente desmembrada em casa no cantão Cevallos; quatro jovens, dois deles amigos da vítima, foram presos em flagrante por feminicídio
Allison Juliana, 23, estudante de medicina veterinária, foi morta e parcialmente desmembrada em casa no cantão Cevallos; quatro jovens, dois deles amigos da vítima, foram presos em flagrante por feminicídio