Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Lula diz que Brasil deu 'lição de democracia' com julgamento de plano golpista
Presidente elogia atuação da Justiça, destaca ineditismo das prisões de Bolsonaro e generais de quatro estrelas e afirma que satisfação vem da maturidade das instituições, não das detenções
26/11/2025 às 19:07por Redação Plox
26/11/2025 às 19:07
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26), que o Brasil deu uma “lição de democracia” ao concluir o processo sobre o plano de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ex-ministros e generais.
Presidente Lula
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Lula exalta Justiça e fala em “lição de democracia”
Segundo Lula, o desfecho do caso projetou a imagem do país no cenário internacional ao evidenciar a atuação das instituições brasileiras diante das tentativas de ruptura.
País deu uma lição de democracia ao mundo ontem. Sem nenhum alarde, Justiça brasileira mostrou sua força, não se amedrontou com as ameaças de fora, fez um julgamento primoroso, com acusações de dentro da quadrilha – disse.
Luiz Inácio Lula da Silva
Democracia como direito e prisão de ex-presidente
O presidente reforçou a ideia de que a democracia não é um privilégio, mas um direito de todos os brasileiros, e destacou o ineditismo das prisões relacionadas à tentativa de golpe, incluindo um ex-presidente da República e generais de quatro estrelas.
Ele afirmou estar satisfeito com a demonstração de maturidade institucional do país, mas ressaltou que essa satisfação não se deve à prisão de ninguém.
Lula mencionou ainda episódios em que, em sua avaliação, o Brasil reagiu bem a pressões externas, citando o “tarifaço” dos Estados Unidos e lembrando que houve quem previsse prejuízos graves ao país, o que, segundo ele, não se confirmou.
Críticas da Alemanha e agenda econômica
O petista também comentou as críticas do primeiro-ministro alemão ao Brasil e à cidade de Belém do Pará. Ele relatou ter conversado com Friedrich Merz na Alemanha e ter dito que o político não chegou a conhecer verdadeiramente Belém.
Ao encerrar o discurso, Lula afirmou que ainda há entregas a serem feitas na área econômica e garantiu que pretende realizá-las, sem detalhar medidas ou prazos. A fala ocorreu durante a cerimônia de sanção da isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.
Allison Juliana, 23, estudante de medicina veterinária, foi morta e parcialmente desmembrada em casa no cantão Cevallos; quatro jovens, dois deles amigos da vítima, foram presos em flagrante por feminicídio
Allison Juliana, 23, estudante de medicina veterinária, foi morta e parcialmente desmembrada em casa no cantão Cevallos; quatro jovens, dois deles amigos da vítima, foram presos em flagrante por feminicídio