Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Brasil tem mudanças na fronteira com seis países em nova base cartográfica do IBGE
Sétima edição da BC250 atualiza representação das linhas limítrofes com Guiana Francesa, Guiana, Venezuela, Suriname, Colômbia e Peru, em mapa orientativo sem efeito nas divisões político-administrativas
26/11/2025 às 13:38por Redação Plox
26/11/2025 às 13:38
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta quarta-feira (26), alterações na representação das fronteiras do Brasil com seis países vizinhos: Guiana Francesa, Guiana, Venezuela, Suriname, Colômbia e Peru.
Divisa do Brasil
Foto: Agência Brasil
As mudanças constam na sétima edição da Base Cartográfica Vetorial Continua do Brasil (BC250), lançada na mesma data. Atualizada a cada dois anos, a base reúne informações usadas em ações de planejamento, monitoramento e gestão do território nacional.
O que muda na fronteira do Brasil
De acordo com o IBGE, a nova edição da BC250 atualiza a configuração da fronteira brasileira com os seis países citados, oferecendo um retrato mais recente e detalhado da linha limítrofe do país.
O instituto ressalta, porém, que as alterações não modificam as divisões político-administrativas do Brasil nem dos países vizinhos. A nova fronteira cartográfica funciona apenas como um “referencial orientativo”, sem validade oficial ou efeito probatório.
Inclusão de novo município em Mato Grosso
A mesma atualização da BC250 incorporou um novo município à base cartográfica: Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso.
O município era distrito de Sorriso (MT) e foi emancipado em 29 de março de 2000, pela Lei Estadual nº 7.264, com áreas destacadas de Sorriso e Nova Ubiratã (MT).
Segundo o portal Cidades, do IBGE, Boa Esperança do Norte foi instalado oficialmente em 1º de janeiro de 2025. A população estimada é de 5.772 habitantes, em um território de 4.704,488 km².
Em podcast, apresentadora afirma que rumores sobre pacto com o diabo tiram o mérito de suas conquistas, critica líderes religiosos que reforçam a história e diz que sucesso deve ser associado a Deus e ao bem
Em podcast, apresentadora afirma que rumores sobre pacto com o diabo tiram o mérito de suas conquistas, critica líderes religiosos que reforçam a história e diz que sucesso deve ser associado a Deus e ao bem