Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Aumento de 23% nas solicitações de mudança de nome e gênero em cartórios brasileiros em 2023

Crescimento reflete maior visibilidade e reconhecimento dos direitos das pessoas trans e transgêneros no Brasil.

27/12/2023 às 01:43 por Redação Plox

Em um marco significativo para a comunidade LGBTQIAP+ no Brasil, o ano de 2023 registrou um aumento de 23% nas solicitações de mudança de nome e gênero em cartórios em todo o país. De acordo com dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), até 10 de dezembro de 2023, 3.908 pessoas buscaram os cartórios para realizar tais alterações, elevando o total nos últimos cinco anos para 13 mil.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Esse aumento substancial segue a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2018, que autorizou transexuais e transgêneros a alterarem seu nome no registro civil sem a necessidade de realizar cirurgia de mudança de sexo. Antes desta decisão, a utilização do nome social por transexuais se restringia a identificações não oficiais, como crachás e matrículas escolares.

Os números mostram uma tendência ascendente desde 2018, ano em que a medida foi autorizada, com 1.129 alterações de registro. Esse número cresceu continuamente, atingindo 1.848 em 2019, e manteve-se elevado nos anos seguintes. Em 2023, o número de mudanças de gênero do masculino para feminino foi de 2.169, enquanto 1.512 foram do feminino para o masculino.

Para realizar a alteração, os interessados devem comparecer ao cartório de registro civil de sua região com a documentação necessária, que inclui certidão de nascimento ou casamento e documentos pessoais de identificação, além de certidões solicitadas pelo cartório.

Compartilhar a notícia

Para você
Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol
ESPORTES

Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol

Goleiro do Fluminense e ídolo do Cruzeiro alcança número recorde de partidas oficiais, segundo a IFFHS, e pode se tornar o maior já na próxima rodada

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP
EDUCAçãO

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP

Criança de 9 anos precisou ser levada ao hospital após ser agredida dentro da sala de aula; caso aconteceu na escola municipal Mahatma Gandhi, no Jardim Melvi

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília

Ministro do STF foi ovacionado pela plateia após ser citado pela cantora, que dedicou o espetáculo a ele e reforçou críticas à anistia