Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Fim de Ano intenso em Belo Horizonte: "Rolezinhos do Grau" misturam celebração e revolta

Cristiano Gonçalves, influenciador professor do esporte, relata a situação atual e a necessidade de reconhecimento do grau como esporte legalizado

26/12/2023 às 14:27 por Redação Plox

Durante o período de festas de fim de ano, Belo Horizonte se tornou palco de uma série de "rolezinhos do grau", eventos que misturam celebração e revolta, segundo Cristiano Gonçalves, influenciador e especialista no esporte. Esses encontros, comumente organizados via redes sociais, têm gerado preocupações quanto à segurança e à legalidade das práticas.

 

Foto: Reprodução/Instagram/cristianojunior_stunt

Na madrugada de Natal, 25 de dezembro, a Polícia Militar foi surpreendida por várias ocorrências relacionadas aos "rolezinhos" na cidade. Cristiano Gonçalves, que também é diretor da Associação Mineira dos Motociclistas de Esportes Stunt e Grau (Astung-MG), aponta uma revolta subjacente: "É complicado, porque a maioria que participa não tem juízo. BH está sem pista de grau para que o esporte seja praticado de forma legalizada desde 31 de dezembro do ano passado. Não ter um espaço apropriado não acaba com o grau, causa baderna. Com certeza tem uma revolta por trás desses rolezinhos", afirma ele.

Apesar de Belo Horizonte ser considerada a capital do esporte, a prefeitura não renovou o funcionamento do "espaço do grau" na região da Pampulha em 2023, o que, segundo Gonçalves, contribui para a perda de força do movimento como esporte e o aumento da bagunça. Ele destaca a diferença entre as celebrações do grau e os rituais de virada de ano nas periferias, como pintar o cabelo de branco e usar óculos estilo juliette, que são mais ligados à identidade cultural do que à prática do esporte.

Para a virada do Ano Novo, Cristiano prevê mais "rolezinhos do grau" e aconselha a presença da Polícia Militar em pontos estratégicos para prevenir problemas. Ele compara o grau com esportes como o Skate e o Moto Cross, ambos nascidos em periferias e que gradualmente ganharam reconhecimento. Nos Estados Unidos, relata Gonçalves, os "rolezinhos do grau" são eventos planejados e seguros, com apoio governamental e acompanhamento policial, servindo de exemplo para a necessidade de um olhar mais atento e regulamentado para a prática no Brasil.

 

Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Mulher morre após cirurgia bariátrica em MG; família busca por respostas

Após aproximadamente 20 anos de espera pelo SUS, estado depositou verba para cirurgia após decisão judicial

fabri-capa.jpg
GERAL

Terraço “voa” em Fabriciano, derruba poste e cai em outra rua

Segundo informações, ninguém ficou ferido

Identificado casal de Timóteo que morreu em grave acidente na BR-101 em Sergipe
GERAL

Identificado casal de Timóteo que morreu em grave acidente na BR-101 em Sergipe

Nilson Caio Carneiro, de 70 anos, e Aparecida Lopes Carneiro, de 60, capotaram e caíram em lago, durante retorno de viagem; filha do casal foi resgatada e segue internada

blob.html
GERAL

Nova Jersey e Arizona aprovam legalização de maconha para recreação

Oregon foi o primeiro Estado dos EUA a aprovar o uso terapêutico