Romeu Zema lidera aprovação entre mineiros, superando Lula, revela pesquisa

Governador de Minas Gerais obtém maior apoio na região Central; Vale do Jequitinhonha mostra maior resistência, segundo levantamento

Por Plox

26/12/2023 14h39 - Atualizado há cerca de 1 ano

A recente pesquisa DATATEMPO destacou a crescente aprovação do governador Romeu Zema (Novo) entre os eleitores de Minas Gerais, especialmente na região Central do Estado, onde sua aprovação atingiu 71,6%, e a desaprovação ficou em 23,4%. Esta terça-feira (26), a pesquisa revelou um significativo aumento de apoio a Zema, comparado à votação do ano passado na região, onde ele teve 48,18% dos votos válidos

Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Em um cenário mais amplo, 47,4% dos entrevistados classificaram a gestão de Zema como muito boa ou boa, enquanto 32,8% a consideraram regular, e 15,4% como muito ruim ou ruim. Surpreendentemente, as regiões Sul e Sudoeste de Minas Gerais também demonstraram forte apoio ao governador, com 69,8% de aprovação. Nesses locais, 54,2% dos entrevistados avaliaram positivamente o governo, apontando um cenário muito bom ou bom.

Contrastando com esses dados, o Vale do Jequitinhonha mostrou a maior rejeição a Zema, onde a aprovação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é mais alta, alcançando 47,7%. Nessa região, 37% dos entrevistados desaprovam o governo de Zema, embora ele ainda tenha uma aprovação de 56,8%. Interessantemente, esta é a única região onde a rejeição ao governo estadual supera a média do estado.

O estudo também comparou a popularidade de Zema com a do presidente Lula. Em uma análise geral do estado de Minas Gerais, a aprovação de Zema, ao final do primeiro ano de seu segundo mandato, é de 64,1%, enquanto a de Lula, retornando à presidência após 13 anos, é de 50,6%.

A pesquisa DATATEMPO foi realizada entre 23 de outubro e 21 de novembro, entrevistando 4.804 pessoas em residências nas 12 mesorregiões de Minas Gerais. A margem de erro é de 1,41 ponto percentual para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Destaques