Ventos de 120km/h atingem Ipatinga e deixam ao menos 90 pontos sem energia elétrica

Bairros Bela Vista, Cariru, Veneza e Centro foram os mais afetados pelo temporal em Ipatinga

Por Plox

26/12/2023 15h16 - Atualizado há 4 meses

Um temporal atingiu Ipatinga por volta das 23h dessa segunda-feira (25), noite de Natal.  De acordo com a Defesa Civil municipal, foram 20mm de chuva, por cerca de 1h de chuva, e rajadas de vento, que segundo estimativas, ficaram acima de 120km por hora. A ventania causa diversos estragos e transtornos que ainda são percebidos na tarde desta terça-feira. Segundo a Cemig, o temporal causou cerca de 90 ocorrências de falta de energia em Ipatinga, diversas delas com registro de fios partidos, estruturas e equipamentos danificados. Telhados e placas foram arrancados. Árvores e postes foram derrubados. Os bairros Bela Vista, Cariru, Veneza e o Centro foram os mais afetados pelo temporal. O Plox entrevistou o coordenador da Defesa Civil, Júlio César Teodoro, que faz um balanço sobre as ocorrências e ações pós-tempestade. Acompanhe.


O centro da cidade sofreu particularmente com a tempestade. Imagens capturadas na manhã seguinte mostram um cenário de devastação. Na avenida Cláudio Moura, trecho urbano da BR-458, foi preciso fazer um desvio por cima da área gramada para que o trânsito não fosse totalmente interrompido.
Segundo a Cemig, para que os clientes sejam restabelecidos o mais rapidamente possível, a Cemig está mobilizando trabalhadores de várias regiões do estado para apoio no atendimento. Ao longo do dia de hoje, cerca de 150 profissionais, entre eletricistas, técnicos e engenheiros vão atuar na normalização do fornecimento da cidade.
O Hospital Márcio Cunha também teve uma parte que irá precisar de manutenção devido às chuvas. As rajadas de vento causaram a quebra de uma janela no terceiro andar da unidade de internação. A Fundação São Francisco Xavier, mantenedora do hospital, emitiu uma nota oficial esclarecendo que a janela quebrada estava localizada em uma área normalmente inacessível a pacientes e funcionários, e que, felizmente, não houve vítimas. Equipes de infraestrutura foram prontamente acionadas para realizar os reparos necessários.

Nota da FSFX:
O Hospital Márcio Cunha, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, esclarece que diante forte chuva e vendaval ocorridos na noite do dia 25 de dezembro, uma janela localizada na sacada do terceiro andar da unidade de internação cedeu, ou seja, devido a intercorrência climática. Vale destacar que o local do ocorrido, habitualmente não tem passagem de pacientes e colaboradores, e ninguém foi atingido. A equipe da infraestrutura foi acionada para os devidos reparos.
 

Orientações de segurança informadas pela Cemig

Normalmente, em casos de tempestades, surgem muitas ocorrências de fios partidos. Quando o fio elétrico se rompe e cai sobre a via, um telhado ou um veículo, o mais importante é que as pessoas não se aproximem ou toquem no cabeamento e, se possível, não permitam que outras pessoas se aproximem também.

Nos casos envolvendo veículos, os ocupantes devem permanecer dentro do carro até a chegada da Cemig para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança.

É importante ressaltar que o abandono do veículo somente deve ser feito em caso de incêndio nos pneus ou lataria. Para sair do automóvel, deve-se abrir bem a porta, juntar os dois pés e pular para bem longe do veículo, sem tocar no veículo e no chão ao mesmo tempo.

Caso contrário, é mais seguro permanecer no seu interior até a chegada da Cemig e do Corpo de Bombeiros. Caso o veículo não esteja danificado e funcione normalmente, é importante que o condutor movimente o veículo para um local longe do fio partido e, somente depois disso e com a certeza de que o fio não está mais no veículo, desça e ande para o mais distante possível deste local onde está o fio partido, além de ligar imediatamente para a Cemig no 116 ​ou o 193.

Nos casos que galhos de árvores se quebrem e arrebentem a fiação da rede elétrica. Nestes casos nunca tente retirar os galhos de árvores de passeios ou ruas e chame o corpo de bombeiros imediatamente. A fiação pode estar energizada e no meio dos galhos de árvore e as pessoas não perceberem a fiação ou não saberem se está energizada ou não e, ao tentar retirar o galho de árvore, sofrer um choque elétrico com graves queimaduras ou até a morte.

Contato com a Cemig

Além do telefone 116, os clientes podem informar falta de energia para a Cemig pelo WhatsApp (31)3506 1160, pelo aplicativo Cemig Atende, pelo site www.cemig.com.br ou ainda pelo SMS 29810. 

Destaques