Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Inmet emite alerta de tempestades para 38 cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
Aviso de perigo potencial prevê chuva intensa, ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo até a manhã de sexta-feira (26) em municípios de Minas Gerais
26/12/2025 às 07:58por Redação Plox
26/12/2025 às 07:58
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial para tempestades em 38 cidades das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. O alerta, válido desde as 8h40 de quinta-feira (25), segue em vigor até as 10h desta sexta-feira (26).
Granizo causa estragos no Sul
Foto: Agência Brasil
Chuva intensa, ventos fortes e risco de granizo
De acordo com o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros em 24 horas. Os temporais podem vir acompanhados de ventos intensos, com rajadas entre 40 km/h e 60 km/h, além de possibilidade de queda de granizo.
Embora o órgão classifique o risco como baixo, há chance de alagamentos pontuais, queda de galhos de árvores, danos em plantações e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Orientações em caso de rajadas de vento
A recomendação das autoridades é que a população redobre a atenção durante a passagem das tempestades. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é indicado não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades, para reduzir o risco de acidentes elétricos. Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Cidades em alerta no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba
O aviso do Inmet abrange 38 municípios das duas regiões. Entre eles estão cidades de forte atividade agrícola e importantes polos urbanos, o que aumenta a preocupação com danos em lavouras e transtornos na infraestrutura local.
A lista de cidades sob alerta inclui: Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Campo Florido, Canápolis, Capinópolis, Carneirinho, Centralina, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Fronteira, Frutal, Gurinhatã, Ipiaçu, Itapagipe, Ituiutaba, Iturama, Limeira do Oeste, Monte Alegre de Minas, Pirajuba, Planura, Prata, Santa Vitória, São Francisco de Sales, Tupaciguara, Uberlândia, União de Minas e Veríssimo.
Moradores dessas localidades devem acompanhar os avisos meteorológicos e ficar atentos a sinais de mudança brusca no tempo, como aumento repentino da nebulosidade, trovoadas e rajadas de vento mais fortes. Em áreas sujeitas a alagamentos, a recomendação é evitar pontos já conhecidos por acumularem água e manter atenção redobrada ao trânsito.