Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Rio registra 973 atendimentos por calor em dois dias e capital entra em nível 3
Entre 23 e 24 de dezembro, Rio de Janeiro teve quase mil atendimentos por tontura, fraqueza e desmaios em meio a onda de calor, com termômetros acima de 40 °C e alertas de calor extremo e severo no estado
26/12/2025 às 08:58por Redação Plox
26/12/2025 às 08:58
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A cidade do Rio de Janeiro registrou quase mil atendimentos médicos relacionados ao calor em apenas dois dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre os dias 23 e 24 de dezembro, quando o município entrou em nível de calor 2 e depois 3, a rede de urgência e emergência contabilizou 973 pessoas atendidas com sintomas provocados pelas altas temperaturas. Tontura, fraqueza e desmaios foram as queixas mais frequentes. A pasta destacou que o volume de ocorrências é compatível com o nível de calor 3.
Calorão vai continuar no Rio de Janeiro
Foto: Agência Brasil
Termômetros acima dos 40 °C e onda de calor no estado
O Rio de Janeiro é um dos oito estados sob alerta de onda de calor emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na quinta-feira (25), de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, a temperatura chegou a 40,1 °C em Guaratiba, na Zona Oeste. Nesta sexta-feira (26), a máxima pode voltar a alcançar os 40 °C.
A previsão indica céu entre claro e parcialmente nublado, sem expectativa de chuva. Os ventos devem variar de fracos a moderados. A tendência é de que as temperaturas fiquem um pouco mais amenas a partir de segunda-feira (29).
Municípios em alerta de calor extremo e severo
Diante da persistência do calor intenso, dez municípios seguem em alerta de calor extremo: Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Niterói, Paracambi, Piraí, Queimados, São Gonçalo e Seropédica. Em outras sete cidades, incluindo a capital fluminense, o alerta é de calor severo: Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Belford Roxo, Maricá, Saquarema e Tanguá.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, esses alertas têm o objetivo de orientar os municípios a se prepararem para o período de temperaturas extremas, com a oferta de pontos públicos de hidratação e refúgios térmicos para proteção da população mais vulnerável.
Nível 3 de calor permanece na capital
A capital fluminense permanece no nível 3 de calor. Essa classificação é aplicada quando há registro de índices elevados, entre 36 °C e 40 °C, com previsão de manutenção ou aumento por pelo menos três dias consecutivos. O cenário mantém a rede de saúde em atenção para novos casos relacionados ao calor intenso.