Moradores da parte baixa de Timóteo estão autorizados a limpar as casas

Alto risco de deslizamentos se mantém

Por Plox

27/01/2020 09h24 - Atualizado há cerca de 4 anos

O Sistema de Comando em Operações (SCO/PMT), instalado na Prefeitura de Timóteo e que reúne integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretarias Municipais definiu algumas ações e informações importantes para esta segunda-feira.

Um dos comunicados é que o nível do Rio Piracicaba está baixando, mas as pessoas devem continuar alertas sobretudo em áreas de deslizamentos e nas proximidades do rio.

As famílias que tiveram suas casas atingidas por alagamento, especialmente no Distrito de Cachoeira do Vale, estão autorizadas a retornar às residências somente para fazer a limpeza do imóvel e colocar entulho para o lado de fora das casas. Equipes da Secretaria de Obras farão o recolhimento desse material e também irão a lavar as ruas com barro. A orientação é somente para as famílias em cujas as casas foram afetadas por alagamento.

3A8F9507-E59C-4E6E-AEAA-1C024489F5EDFoto: Divulgação
 

No caso de deslizamentos, a Defesa Civil pede que os moradores aguardem a presença de técnicos para vistoriar o local e aferir a estabilidade do terreno. Não é recomendado a retirada de terra em áreas de deslizamentos, pois o terreno ainda está muito molhado. A retirada poderá ocasionar novos deslizamentos, gerando risco à vida das pessoas. 

Donativos

O Município continua recebendo donativos como água, produtos de limpeza e mantimentos que devem ser encaminhados para a Escola Joaquim Ferreira, no bairro São José.

Assistência

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Assistência Social e com a ajuda de voluntários, está dando assistência (cesta básica, água mineral, roupa, itens de higiene pessoal, fraldas) a 242 pessoas no total.

Destaques