Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Ipatinga realiza mutirão contra dengue

As medidas de controle vão acontecer em todos os bairros do município, seguindo cronograma traçado pela Secretaria de Saúde.

27/01/2021 às 18:54 por Redação Plox

Em função do cenário epidemiológico já delicado quanto à transmissão da Covid-19, que persiste em todo o Brasil, Ipatinga está em alerta para conter os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, precavendo-se para evitar surtos de dengue, zika, chikungunya e febre amarela, já que os picos destas doenças normalmente acontecem entre os meses de março e maio. Nesta quarta-feira (27), Agentes de Combate a Endemias (ACEs) iniciaram visitação a domicílios pelo bairro Esperança. Em média 1800 casas estão sendo visitadas por dia. 

FOTO: Divulgação/PMI

 

O trabalho prioriza os núcleos habitacionais que apresentaram números mais preocupantes no recente Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), realizado na primeira semana de janeiro. As equipes foram divididas por quadras, e as primeiras ações estão acontecendo nos bairros Esperança, Ideal e Vila Celeste. 

Além da aplicação do larvicida em potenciais criadouros, com o objetivo de controlar e prevenir o aparecimento de larvas, os agentes também orientam a população quanto aos cuidados para evitar a proliferação e os sintomas da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

Se nos locais que se enchem de água já existirem ovos do Aedes aegypti, eles ficam novamente ativos, evoluindo para o estágio de larvas, que se transformarão em mosquitos. O calor acelera o ciclo do mosquito, de ovo a adulto, que ocorre em menos dias, contribuindo para aumentar a sua população. Da mesma forma o calor também acelera a multiplicação do vírus dentro do mosquito. Com isso, no verão uma fêmea do mosquito infectada tem mais chances de transmitir a doença antes de morrer.

De acordo com Samela Iglesias Campos Reis, diretora de Vigilância em Saúde, um dos principais objetivos da ação é conscientizar a população sobre os perigos oferecidos pelo mosquito transmissor das doenças. Além da ação intensiva dos ACE’s, já iniciada, o apelo é para que a população contribua por meio de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

Samela destacou ainda a importância da união de todos na luta contra o Aedes aegypti: “Quero agradecer a todos que estão se comprometendo com esta ação e também aos moradores das residências visitadas. As equipes da Saúde estão exercendo com dedicação o seu papel. No entanto, só venceremos essa luta contra o mosquito com a ajuda de toda comunidade”, concluiu. 

MEDIDAS PARA COMBATER A DENGUE

Para vencer as doenças geradas pelo Aedes aegypti, todos têm que colaborar. A orientação básica é manter os quintais limpos e estar atento também quanto aos perigos sinalizados na vizinhança. 

Alguns cuidados essenciais são:


– Manter a caixa d’agua com a tampa completamente vedada; 

– Retirar a água acumulada na laje;

– Manter as calhas desentupidas;

– Guardar em locais secos e abrigados da chuva pneus velhos e outros objetos que possam acumular água;

– Lavar semanalmente, com escova, a parte interna dos tanques utilizados para armazenar água;
– Não usar pratos nos vasos de plantas;
– Colocar latas, tampas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados, antes de descartá-los; 

– Manter os sacos de lixo fora do alcance de animais até o recolhimento;

– Manter os ralos vedados e desentupidos;
– Trocar, semanalmente, a água dos vasos com plantas aquáticas e lavar a parte interna com escova;

Compartilhar a notícia

Veja também
Fabiano Tebas
SAúDE

Mitos e verdades sobre gripe em crianças com o pediatra Fabiano Tebas

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

SAúDE

Dia Mundial das Doenças Raras destaca a importância do diagnóstico e tratamento

Especialistas alertam para a dificuldade no diagnóstico e destacam avanços na prevenção de algumas condições genéticas

hmc
SAúDE

HMC inaugura 10 novos leitos de UTI e amplia atendimento

Investimento representa um avanço na capacidade assistencial da unidade

hdm.jpg
SAúDE

HMC promove o VIII Simpósio de Cirurgia Vascular do Vale do Aço

Evento busca divulgar a importância da prevenção e cuidados com a saúde Vascular por meio de troca de experiências entre profissionais.

para você
polícia
POLíCIA

Timóteo: criminosos invadem casa e matam homem a tiros

Outra vítima baleada está internada após passar por procedimento cirúrgico

AAA
GERAL

Vídeo: Cratera se abre na BR-381 e interdita trecho entre Periquito e Naque

A erosão intensificada pela chuva levou ao colapso do aterro do acostamento, ameaçando a segurança no trecho, muito utilizado por veículos de grande porte.

comércio fechado
ECONOMIA

Supermercados e comércio fecham no Dia do Trabalhador no Vale do Aço

Cartório eleitoral abre nesta quarta-feira, 1º de Maio

Kart em Ipatinga
ESPORTES

Terceira etapa da Copa Vale do Aço de Kart acontece hoje (27); evento tem entrada gratuita

O evento terá apresentação de drift e contará com uma exposição de carros antigos