Fim do verão deve trazer chuvas acima da média para os próximos dias em regiões de MG

A estação mais quente do ano termina no próximo dia 20 de março, quando começa o outono

Por Plox

27/02/2021 09h28 - Atualizado há cerca de 3 anos

O mês de março marca o fim do verão. A estação mais quente do ano termina no dia 20 de março, às 6h38,  pelo horário de Brasília, quando se inicia o outono de 2021. As chuvas em algumas regiões, deverão ser menores para o mesmo período em anos anteriores. A informação foi divulgada pelo Climatempo.

Conforme divulgado na previsão, na primeira quinzena de março, a região da Zona da Mata de Minas Gerais, o Espírito Santo, região Leste de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro, deverão ser favorecidos com mais chuva em relação às outras áreas da Região Sudeste.

Para a região Metropolitana de Belo Horizonte a previsão é de chuva dentro a acima da média. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória também devem terminar o mês de março com mais chuva do que a média climatológica.

Foto: divulgação/ Defesa Civil de BH

 

Segundo a previsão, a climatologia de precipitação no Brasil para o mês de março mostra uma grande redução dos volumes médios de chuva nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na maioria das áreas da Região Sul do Brasil, a média de chuva para março não se altera muito em relação aos outros meses do verão.

Para a maioria das áreas do Norte e do Nordeste do Brasil, o mês de março marca o pico do período chuvoso. No extremo norte do Brasil, a chuva é muito dependente da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O posicionamento das ZCIT depende do balanço de temperatura da água do mar das porções norte e sul do oceano Atlântico.

De acordo com as informações do Climatempo, neste verão, o Atlântico Norte está mais quente do que o Atlântico Sul e por isso a Zona de Convergência Intertropical se mantém acima (ao norte) de sua posição média climatológica. Nesta situação a ZCIT fica mais afastada do Brasil e portanto provoca menos chuva sobre o Norte ou Nordeste do país

Durante o mês de fevereiro, o padrão de temperatura no Atlântico Sul ficou desfavorável para manter as frentes frias na Região Sul do Brasil, mas por outro lado favoreceu a formação da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul.

O resultado desse padrão de temperatura foi um fevereiro de pouquíssima chuva sobre o Sul do país, afetando também São Paulo e Mato Grosso do Sul. Com a formação da ZCAS, muitas áreas de Minas Gerais, o Espírito Santo, parte do Rio De Janeiro, Goiás e o Distrito Federal, parte do Norte e do Nordeste do Brasil foram favorecidos com bastante chuva.
 

Destaques