PBH convoca mais quase 200 aprovados no concurso da Guarda Municipal

A primeira turma de 150 agentes, que iniciou a formação em setembro de 2022, já está atuando nas ruas

Por Plox

27/02/2023 13h36 - Atualizado há quase 2 anos

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na última sexta-feira (24) a publicação da lista de 180 aprovados no concurso da Guarda Municipal para a próxima etapa de formação. A lista faz parte do cronograma de contratação de 500 novos agentes para a Guarda Municipal, visando ampliar o efetivo e fortalecer a segurança do município.

A primeira turma de 150 agentes, que iniciou a formação em setembro de 2022, já está atuando nas ruas. Agora, os 180 aprovados passarão pelo curso de formação, que é a última etapa para a posse dos candidatos e tem duração de 90 dias, com 712 horas/aula. O curso será coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) e incluirá disciplinas como ética, cidadania, direitos humanos, segurança pública e defesa social, conhecimento do espaço urbano de Belo Horizonte, conceitos de violência, crime e controle social, desordem pública, entre outras.

A ampliação do efetivo da Guarda Municipal é parte do esforço da Prefeitura de Belo Horizonte para fortalecer as ações de segurança no município. Foto: Divulgação/PBH.

 

Além disso, os aprovados no concurso da Guarda Municipal estudarão funções e atribuições das guardas municipais conforme a Lei Federal 13.022/2014, uso legal e progressivo da força, preservação ambiental, atuação na comunidade escolar e em seu entorno, gerenciamento e ordenamento do trânsito, noções de primeiros socorros e defesa pessoal, entre outros temas.

A SMSP informa que todas as informações oficiais relacionadas ao Concurso 001/19 são publicadas no Diário Oficial do Município (DOM), e o acompanhamento por parte dos interessados deve ser realizado exclusivamente por meio de consultas ao DOM.

A ampliação do efetivo da Guarda Municipal é parte do esforço da Prefeitura de Belo Horizonte para fortalecer as ações de segurança no município, e a composição de novas turmas de aprovados do concurso público ocorrerá de forma sucessiva até que todas as vagas sejam preenchidas.

Destaques