Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Desidratação e calor extremo podem afetar fígado e intestino; veja as recomendações médicas

Especialista alerta sobre impactos das altas temperaturas na saúde e dá dicas de prevenção

27/02/2025 às 17:14 por Redação Plox

O calor intenso do verão tem gerado preocupações com a saúde, especialmente em relação ao trato gastrointestinal. De acordo com o Dr. Rodrigo Lovatti, gastroenterologista e hepatologista da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), a desidratação causada pelo calor excessivo pode agravar condições de saúde, impactando desde doenças hepáticas até o aumento de problemas intestinais.

Riscos do calor para o organismo

A exposição prolongada a altas temperaturas pode causar náuseas, vômitos, diarreia, câimbras abdominais e perda de apetite. Em casos mais graves, há risco de insolação, que reduz o fluxo sanguíneo nos órgãos e pode provocar lesões na mucosa intestinal e até falência hepática aguda. “Se você perceber qualquer um desses sintomas, é fundamental procurar um médico”, alerta o Dr. Rodrigo.

Hidratação é a principal forma de prevenção

Para evitar esses problemas, o especialista reforça a importância da hidratação constante. O ideal é consumir entre 2 e 3 litros de água por dia, além de incluir na dieta frutas ricas em água, como melancia, melão e laranja, e bebidas naturais, como água de coco e sucos naturais.

Alimentação leve e equilibrada ajuda a evitar desconfortos

Além da hidratação, uma alimentação equilibrada faz toda a diferença. O consumo de frutas, legumes e alimentos de fácil digestão ajuda na prevenção de cólicas, desconfortos abdominais e diarreia.

Por outro lado, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas devem ser evitados. O álcool possui efeito diurético, favorecendo a perda de líquidos e agravando a desidratação. Além disso, pode causar irritação gastrointestinal, piorando condições como refluxo e gastrite. “Já os alimentos gordurosos têm digestão mais difícil e podem causar desconforto abdominal, cólicas e quadros de diarreia”, explica o médico.

Outras medidas para se proteger do calor

Além de manter a hidratação e cuidar da alimentação, o uso de roupas leves, a proteção solar e a evitação da exposição ao sol entre 10h e 16h são recomendações essenciais. “Aproveitem o verão e o Carnaval com responsabilidade. Mantenham-se hidratados e prestem atenção aos sinais do corpo”, conclui o especialista.

Foto: Divulgação

 

Sobre a Fundação São Francisco Xavier

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX), atuante desde 1969, administra unidades hospitalares em Minas Gerais, incluindo o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, e o Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira. Além da área hospitalar, a entidade gerencia a operadora de planos de saúde Usisaúde, o Centro de Odontologia Integrada e o Serviço de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional – Vita. Também mantém o Colégio São Francisco Xavier, referência educacional na região.

Compartilhar a notícia

Veja também
Covid-19: Metrô e CPTM têm oito pontos de vacinação em São Paulo
SAúDE

Covid-19: Metrô e CPTM têm oito pontos de vacinação em São Paulo

Postos funcionam de segunda a sexta, das 9h30 às 17h

OMS
SAúDE

OMS classifica varíola dos macacos como emergência de saúde internacional

A divulgação foi feita por Tedros Ghebreyesus, diretor da OMS, durante um evento

SAúDE

Especialistas revelam o tipo ideal de vitamina D para sua saúde

Nutricionistas destacam as diferenças entre as formas de vitamina D e indicam a mais adequada para cada perfil

Cera do ouvido antecipa diagnóstico de câncer com precisão surpreendente
SAúDE

Cera do ouvido antecipa diagnóstico de câncer com precisão surpreendente

Pesquisa brasileira revela que cerúmen pode detectar a doença antes dos primeiros sintomas, inclusive em pessoas saudáveis