Assembleia de Minas homenageia Grupo Todos por 25 anos de atuação e impacto social

Sessão solene na ALMG reconheceu a trajetória do grupo fundado em Ipatinga, que reúne cerca de 7 milhões de famílias beneficiadas, mantém 514 clínicas próprias e realiza 18 milhões de consultas por ano

27/02/2026 às 11:58 por Redação Plox

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) prestou homenagem ao Grupo Todos, considerado o maior cartão de benefícios da América Latina, em sessão solene realizada na noite de quinta-feira. A condecoração celebra os 25 anos de atuação da instituição, que serão completados em 2026, e reconhece seu impacto social e econômico na ampliação do acesso à saúde, educação e serviços essenciais no Brasil.

Ao lado da esposa Mara Villar, Altair Villar recebeu a homenagem dos parlamentares de Minas Gerais

Ao lado da esposa Mara Villar, Altair Villar recebeu a homenagem dos parlamentares de Minas Gerais

Foto: Divulgação

A iniciativa foi proposta pelo deputado Dr. Jean Freire, que destacou o papel do grupo na vida de milhões de brasileiros. A solenidade foi presidida pelo deputado Professor Cleiton de Oliveira, que representou o presidente da Casa, Tadeu Leite.

Altair Villar e família

Altair Villar e família

Foto: Divulgação

Durante a cerimônia, o fundador e presidente global do Grupo Todos, Altair Vilar, recebeu uma placa comemorativa ao lado da esposa, Mara Vilar, vice-presidente social do grupo. A homenagem celebrou a trajetória da instituição desde sua criação em Ipatinga (MG).

Casal Villar ao lado e lideranças do Cartão de Todos

Casal Villar ao lado e lideranças do Cartão de Todos

Foto: Divulgação

Origem em Ipatinga e expansão nacional e internacional

Fundado em 2001, em Ipatinga, pelo empresário Altair Vilar, o Grupo Todos nasceu com o propósito de democratizar o acesso à saúde, educação e lazer para famílias de baixa renda. A iniciativa começou atendendo cerca de quatro mil famílias no Vale do Aço e, ao longo dos anos, ampliou seu alcance.

Hoje, o grupo reúne aproximadamente 7 milhões de famílias beneficiadas no Brasil, alcançando cerca de 30 milhões de pessoas cadastradas. O ecossistema conta com 514 clínicas próprias AmorSaúde, realiza 18 milhões de consultas por ano e está presente em todos os estados brasileiros.

Anderson Franco o maior franqueado da rede é amigo do casal

Anderson Franco o maior franqueado da rede é amigo do casal

Foto: Divulgação

A atuação ultrapassou fronteiras, com unidades internacionais em Bogotá, na Colômbia, além de postos no Chile, Estados Unidos e México.

Cartão de Todos e modelo de “administração solidária”

O principal produto do grupo é o Cartão de Todos, estruturado em modelo de franquias desde 2004. O cartão oferece descontos acessíveis em consultas médicas, exames, odontologia, educação e lazer, consolidando-se como alternativa complementar ao sistema público de saúde.

Visivelmente emocionado, Altair Vilar relembrou o início da trajetória e ressaltou o propósito social que norteia o negócio, em um modelo que define como “administração solidária”, no qual o impacto social é colocado no centro da estratégia empresarial. Ele destacou ainda que muitos colaboradores se tornaram empresários dentro do próprio sistema de franquias do grupo.

O lucro é necessário, mas não é o centro. O centro são as pessoas. O lucro vem como consequência, Nossa missão é garantir acesso à saúde, educação e dignidade para quem mais precisaAltair Vilar

Autoridades presentes na sessão pontuaram o papel complementar da iniciativa em relação ao sistema público, especialmente na redução de filas e no aumento do acesso a serviços essenciais para famílias de baixa renda.

Médico e propositor da homenagem, o deputado Dr. Jean Freire ressaltou que a atuação do grupo contribui para diminuir barreiras de acesso a serviços básicos e reforçou o caráter complementar às políticas públicas, enfatizando o impacto direto na vida cotidiana de milhares de famílias brasileiras.

O deputado Professor Cleiton, por sua vez, destacou o caráter humanizado do modelo de gestão adotado pelo grupo.

Ecossistema diversificado de serviços

Ao longo de 25 anos, o Grupo Todos diversificou sua atuação e hoje agrega seis empresas principais em seu ecossistema. Além do Cartão de Todos e da AmorSaúde – rede com mais de 500 unidades populares de atendimento em saúde –, integram o conjunto:

Refuturiza, plataforma de educação e empregabilidade; Energia de Todos, que oferece acesso simplificado à energia solar fotovoltaica, sem necessidade de obras ou instalação; ais Todos, fintech popular voltada a soluções financeiras para pessoas físicas; e AlôTodos, com serviços integrados de atendimento e soluções.

O grupo também mantém parcerias estratégicas com empresas como Central Auditiva Audição de Todos, Rede Ótica Visão de Todos, Clínica Veterinária de Todos e Rede de estética Harmonir. Além disso, atua no setor de incorporações e empreendimentos, desenvolvendo projetos imobiliários e de engenharia voltados à expansão do próprio ecossistema.

Modelo pioneiro e impacto social

A inspiração para o modelo de atuação surgiu em 1999, quando Altair Vilar conheceu, na Alemanha, um sistema de saúde solidária. A adaptação ao contexto brasileiro resultou em um formato pioneiro de cartão de descontos para serviços essenciais no País.

Em 2008, a então Clínica de Todos consolidou oficialmente a marca Cartão de Todos, que se tornou referência nacional no segmento. A Assembleia Legislativa destacou, na homenagem, que o grupo construiu um modelo empresarial que alia crescimento econômico, geração de empregos, empreendedorismo por meio de franquias e impacto social.

Hoje, o Grupo Todos é reconhecido como uma das maiores iniciativas privadas de inclusão social do Brasil, com foco nas classes C, D e E.

Além de parlamentares e representantes do grupo, participaram da solenidade a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa, o fundador da Allp Fit, além de sócios de franquias e colaboradores de diversas regiões do País.

Ao encerrar a cerimônia, Altair Vilar sintetizou o espírito que norteia a trajetória do grupo com uma frase que marcou o evento.

Unidos nos tornamos invencíveis. A palavra-chave é todos por todos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a