Há 29 anos, estreava a novela Pantanal, na extinta Rede Manchete

A trama teve 216 capítulos; foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e foi o maior sucesso da rede

Por Plox

27/03/2019 15h20 - Atualizado há cerca de 6 anos

Há 29 anos estreava, a novela Pantanal, na extinta Rede Manchete. A trama, escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim, contava a história de José Leôncio (Paulo Gorgulho e Cláudio Marzo, respectivamente), um peão de comitiva que chegou ao Pantanal trazido pelo seu pai Joventino Leôncio (O Velho do Rio), vivido pelo último ator mencionado, onde compraram uma fazenda e começaram então a trabalhar com a criação de gado de corte. Paulo Gorgulho interpretou José Leôncio, quando jovem.

Joventino e José Leôncio saíam para caçar marruás, uma espécie de boi que vivia em meio as matas. Certo dia, Joventino sai para procurar o animal sozinho, contra a vontade do filho, e desparece em meio ao Pantanal. O filho saiu em busca do pai, mas, nunca o encontrou e prometeu que todos os dias traria um marruá no laço, com o sonho de tentar encontrar o seu pai.

PANTANAL-1Cláudio Marzo interpretou Joventino, o Velho do Rio, e José Leôncio (Foto: reprodução/ Plox)

A trama foi exibida, originalmente, entre os dias 27 de março de 1990 a 10 de dezembro do mesmo ano, às 21h30 totalizando 216 capítulos. Contou com Marcos Winter, Jussara Freire, Antônio Petrin, Paulo Gorgulho, Cássia Kis, Cristiana Oliveira, Lucieni Adami, Marcos Palmeira, Ângelo Antônio e os cantores Almir Sater e Sérgio Reis nos papéis centrais. 

A novela foi considerada o maior sucesso da TV Manchete. A trama foi considerada, em 2016 por uma revista brasileira, a quarta "Melhor Telenovela Brasileira" de todos os tempos. 

fotoMarcos Winter e CriStiana Oliveira na novela Pantanal (Foto: divulgação/TV)

Pantanal foi reprisada entre os dias 17 de junho de 1991 a 18 de janeiro de 1992 e na íntegra, de 26 de outubro de 1998 a 14 de julho de 1999. No SBT, a novela ganhou o horário das 22h, entre os dias 9 de junho de 2008 a 13 de janeiro de 2009, em 187 capítulos.

Confira a abertura da novela:

O ator Cláudio Marzo morreu em 22 de março de 2015, aos 74 anos no Rio de Janeiro. Ele foi vítima de complicações pulmonares.

Destaques