Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Decreto é mantido em Ipatinga e comércio não reabrirá na segunda

Num primeiro momento, município continua regido por decreto que mantém suspensão de diversas atividades até terça-feira (31)

27/03/2020 às 10:35 por Redação Plox

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, recebeu para uma longa reunião que durou desde as 17h até as primeiras horas da noite, nesta quinta-feira (26), comerciantes, profissionais liberais e prestadores de serviços que atuam em diversas regiões do município. Eles foram a prefeitura para ponderar sobre a necessidade de medidas que flexibilizem o funcionamento de estabelecimentos em meio à ameaça de contaminação do novo coronavírus que afeta todo o planeta e leva as autoridades sanitárias a imporem isolamentos sociais a bilhões de pessoas. 

IMG 5949Foto: Divulgação PMI
 

A principal decisão da reunião desta quinta-feira (26) foi o anúncio de reavaliação da situação local pelo Conselho Gestor de Crise, na próxima segunda-feira (30), levando em conta também os argumentos e sugestões apresentados pelos setores econômicos. O prefeito fez questão de reafirmar que as medidas relacionadas com a pandemia são sempre tomadas de maneira colegiada, considerando antes de mais nada o comportamento do gráfico epidemiológico. “Compreendemos bem a aflição de muitos empreendedores, trabalhadores, pais e mães de família, e é claro que nunca desprezamos também a questão da sobrevivência econômica”, observou.

IMG 5954Foto: Divulgação PMI
 

O prefeito disse considerar em suas decisões, compartilhadas pelos demais membros do Conselho Gestor de Crise do município, “os números científicos e a máxima proteção da população sob a ótica de defesa da saúde pública”. Contudo, observou que “a questão econômica é igualmente pesada na balança e, exatamente por isso, estamos monitorando diariamente a situação. A ideia é que, percebendo a eliminação gradual dos riscos, retornemos à normalidade”, argumentou, lembrando, no entanto, que no momento está em vigência o decreto municipal 9273/2020, que impõe “restrições incontornáveis e absolutamente necessárias, até a próxima terça-feira (31)”.

O prefeito refutou a ideia de um isolamento vertical, “uma vez que a sociedade é composta por um todo. Não existem duas sociedades, uma de idosos e outra do restante da população. Muitos dos idosos moram com filhos e netos, e a tendência é que, mesmo que imaginemos ser possível isolá-los, eles acabem se contaminando por contatos familiares. Além de tudo, mesmo que o presidente da República tenha mencionado esta possibilidade em algumas de suas falas, não há qualquer documento oficial da União neste sentido, o que deixa estados e municípios desautorizados a qualquer ação nesse sentido”, esclareceu o Nardyello. 
 

Compartilhar a notícia

Veja também
d
POLíTICA

Chefe de gabinete do Ministério do Trabalho, Lene Teixeira, fala ao vivo no Plox

Lene Teixeira, chefe de gabinete do Ministério do Trabalho e Emprego, representa o governo federal na audiência pública, às 14h, na Câmara Municipal de Ipatinga, que vai discutir a proposta de privatização da Cemig e da Copasa e a reforma trabalhista

Câmara
POLíTICA

Ley do Trânsito arquiva pedidos de cassação do prefeito e marca votação de CPI

Reunião de sexta-feira é marcada por arquivamento de pedidos de cassação, requerimento para abertura de CPI e tumulto no plenário com vias de fato

elton pereira
POLíTICA

Avante pede cassação de vereador que xingou policiais que prenderam assassino de enfermeira no Vale do Aço

De acordo com os solicitantes do pedido de cassação, o vereador cometeu quebra de decoro parlamentar

Gustavo Nunes em entrevista ao Plox
POLíTICA

Prefeito eleito de Ipatinga afirma que Nardyello está impedindo transição e aciona Justiça

A equipe de transição de Gustavo Nunes afirma que está pronta e aguardando autorização para iniciar o processo