Fortalecimento de laços e desenvolvimento Tecnológico

Inovação submarina marca cooperação entre Brasil e França

Por Plox

27/03/2024 09h01 - Atualizado há cerca de 1 mês

Na quarta-feira (27), Itaguaí, no Rio de Janeiro, foi palco de um evento significativo que simboliza o fortalecimento das relações franco-brasileiras: a inauguração do submarino Tonelero (S42). Este submarino, o terceiro construído no Complexo Naval da Marinha, é resultado direto do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), um acordo de cooperação entre o Brasil e a França. A cerimônia contou com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Emmanuel Macron, da França, destacando a importância da colaboração entre as duas nações.

 

Foto: Marinha do Brasil/Divulgação

Características e futuro da parceria

O Tonelero, que se destaca por sua propulsão diesel-elétrica, incorpora avanços tecnológicos significativos, adaptados das embarcações da classe Scorpène francesa, para atender às especificações da Marinha do Brasil. Com 71,62 metros de comprimento e capacidade para 27 praças e oito oficiais, o submarino representa um marco na modernização da defesa submarina brasileira. Este projeto não apenas reforça a capacidade defensiva do Brasil, mas também estabelece uma base para a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro, previsto para 2031, enfatizando a importância estratégica da autonomia nacional na defesa e na tecnologia.

Cooperação Ampliada e Desafios Globais

Diálogo ampliado para biodiversidade e tecnologia

Além da cooperação no campo da defesa, a visita de Macron ao Brasil foi uma oportunidade para os dois líderes discutirem questões amplas, incluindo a produção de helicópteros militares e o uso civil da energia nuclear. Durante sua estadia, Macron engajou-se em atividades que destacaram a riqueza natural e cultural do Brasil, incluindo um encontro significativo com o cacique Raoni e a concessão da mais alta honraria francesa ao líder indígena, simbolizando o compromisso compartilhado com a preservação ambiental e o reconhecimento dos direitos indígenas.

Desafios e compromissos futuros

Os discursos dos presidentes refletiram preocupações globais, como a demarcação de terras indígenas e a necessidade de financiamento para a conservação ambiental. Lula e Macron anunciaram investimentos significativos em biodiversidade e desenvolvimento sustentável, reforçando o papel das duas nações na liderança de iniciativas globais de preservação. A visita também preparou o terreno para a assinatura de diversos acordos de cooperação, destacando o papel dos dois países em questões de biodiversidade, transição ecológica e reforma de instituições multilaterais.

Este evento não apenas reafirma a parceria estratégica entre Brasil e França, mas também destaca o compromisso dos dois países com desafios globais, demonstrando a importância de colaborações internacionais na busca por soluções para questões de defesa, ambientais e tecnológicas.

 

Destaques