Cidade mineira é eleita a mais inteligente e feliz do Brasil em premiação nacional
São Gonçalo do Abaeté vence prêmio nacional com projeto que usa Felicidade Interna Bruta na gestão pública
Por Plox
27/03/2025 09h47 - Atualizado há 4 dias
Em uma noite marcada por reconhecimento e celebração, São Gonçalo do Abaeté, no Noroeste de Minas Gerais, foi consagrada como a cidade mais inteligente e feliz do Brasil. O título foi conquistado durante a 2ª edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, realizada nesta terça-feira (25), em Curitiba (PR), maior evento das Américas sobre cidades inteligentes.

A premiação veio por meio do projeto ‘São Gonçalo Mais Feliz – Sustentabilidade e Bem-Estar na Gestão Pública Municipal’, implementado em 2022. O diferencial da iniciativa está na aplicação da Felicidade Interna Bruta (FIB) como ferramenta de gestão pública, um conceito criado em 1972 no Reino do Butão com apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que propõe uma visão de desenvolvimento baseada no bem-estar integral da população e não apenas em indicadores econômicos.

Com cerca de 8 mil habitantes, São Gonçalo do Abaeté lidera um modelo de administração que busca alinhar qualidade de vida, sustentabilidade e participação cidadã. O prefeito Fabiano Lucas (Avante) celebrou a conquista com entusiasmo: “Esse prêmio confirma que é possível fazer diferente, mesmo sendo um município pequeno, do interior do Brasil. Essa conquista é um somatório de ações, do esforço de muita gente e de parcerias importantes”.
Ao todo, 13 projetos estão sendo executados dentro da estrutura do programa municipal, todos alinhados às nove dimensões do índice FIB: educação, saúde, bem-estar psicológico, cultura, uso do tempo, meio ambiente, vitalidade comunitária, padrão de vida e governança.
Para o prefeito, os avanços são visíveis, mesmo com pouco tempo de execução. Ele reforça que colocar o ser humano no centro das decisões públicas estimula a transformação social e fortalece a qualidade de vida no município.
Esses resultados positivos também refletem a atuação conjunta com o Sebrae Minas, parceiro estratégico do município. A instituição colabora em diversas frentes, como a Sala Mineira do Empreendedor, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), o Sebrae Delas, focado em empreendedorismo feminino, e o Programa Restaurar, voltado para melhorias na gestão ambiental.
Segundo Érika Martins, analista do Sebrae Minas, o reconhecimento é fruto de planejamento, estratégia e uma visão voltada para o futuro. “O prêmio reforça o trabalho que estamos realizando com o município. É possível aplicar boas práticas que realmente impactam a vida das pessoas”, conclui.