Douglas Garcia é agredido na PUC-SP ao distribuir panfletos sobre anistia
Ex-deputado foi atacado por estudantes enquanto defendia presos do 8 de janeiro; vereador Rubinho Nunes acompanha o caso
Por Plox
27/03/2025 11h30 - Atualizado há cerca de 1 mês
Durante uma ação política realizada nesta quarta-feira (26) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o ex-deputado estadual Douglas Garcia foi alvo de agressões físicas por parte de um grupo de estudantes.

Garcia distribuía panfletos que defendiam a anistia aos manifestantes presos pelos atos de 8 de janeiro e também convocavam para uma mobilização marcada para o dia 6 de abril, na Avenida Paulista. Os materiais haviam sido produzidos pelo vereador paulistano Rubinho Nunes (União Brasil).
De acordo com testemunhas que estavam no local, os estudantes contrários ao conteúdo do material rasgaram os panfletos e partiram para a violência física. Douglas Garcia sofreu escoriações leves e, mesmo sem reagir à agressão, precisou ser amparado por pessoas que presenciaram a cena.

Em declaração após o ocorrido, Garcia afirmou ter sido atacado de maneira covarde enquanto exercia seu direito à liberdade de expressão. “Estava exercendo meu direito constitucional à liberdade de expressão e de manifestação, sem agredir ninguém, quando fui atacado. A violência ideológica no ambiente acadêmico precisa ser combatida com firmeza. Não vão me intimidar”, afirmou.
O caso será encaminhado às autoridades competentes. Rubinho Nunes, que além de vereador é advogado, está acompanhando pessoalmente o andamento do processo com o objetivo de que os responsáveis pela agressão sejam identificados e responsabilizados judicialmente.
As imagens do momento circularam nas redes sociais, gerando ampla repercussão entre apoiadores e críticos do ex-parlamentar.