Bolsonaro recebe alta após 14 dias internado por pneumonia e deve voltar para cirurgia no ombro

Ex-presidente deixou o hospital nesta sexta (27) e a equipe médica prevê artroscopia no ombro direito para o fim de abril; Moraes autorizou prisão domiciliar temporária por 90 dias

27/03/2026 às 12:50 por Redação Plox

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá voltar ao hospital em cerca de quatro semanas para passar por uma cirurgia no ombro. A informação foi dada pelo cardiologista Brasil Caiado, integrante da equipe médica, no mesmo dia em que Bolsonaro recebeu alta após ficar 14 dias internado para tratar uma pneumonia bacteriana.

Segundo o médico, a equipe aproveitou a melhora progressiva do quadro clínico nos últimos dias de internação para avaliar as queixas no ombro, relatadas por Bolsonaro antes de dar entrada no hospital. Após exames na região, foi constatada a necessidade de intervenção cirúrgica.

Bolsonaro deve retonar ao hospital em quatro semanas para nova intervenção cirúrgica

Bolsonaro deve retonar ao hospital em quatro semanas para nova intervenção cirúrgica

Foto: Facebook/reprodução


Equipe prevê artroscopia no ombro direito em cerca de quatro semanas

A nossa previsão é que se faça mais ou menos no período de quatro semanas. Estimo que no final do mês de abril, ele provavelmente retornará, com tudo organizado, para o procedimento cirúrgico de artroscopia no ombro direito

Brasil Caiado

De acordo com Caiado, a queixa no ombro vinha sendo mencionada de forma discreta e intermitente. Durante a passagem pelo hospital, Bolsonaro foi avaliado por um especialista em ombro e cotovelo e realizou exames de imagem, como ressonância.

A equipe médica também considera a possibilidade de o problema ter relação com uma queda sofrida por Bolsonaro no período em que esteve preso, embora ainda não haja confirmação.

Alta após pneumonia e continuidade do tratamento em casa

Bolsonaro deixou o hospital por volta das 10h desta sexta-feira (27/3), acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e da filha, Laura Bolsonaro, além de um comboio com veículos da Polícia Federal e da Polícia Militar do Distrito Federal.

O ex-presidente estava internado desde o dia 13, quando deu entrada com diagnóstico de pneumonia grave. Segundo os médicos, houve melhora progressiva ao longo da semana, especialmente após a introdução de um terceiro antibiótico, aliada à fisioterapia respiratória.

Prisão domiciliar temporária por 90 dias foi autorizada por Moraes

Na terça-feira (24/3), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a prisão domiciliar temporária por 90 dias, após reiterados pedidos da defesa diante do quadro de saúde. A medida impõe restrições como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de comunicação externa e limitação de visitas.

Em casa, Bolsonaro dará continuidade ao tratamento com sessões diárias de fisioterapia e medicação via oral, sem o uso de antibióticos, além de exercícios físicos com aparelhos e esteira ou bicicleta.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a