Alta pressão eleva temperaturas e pode provocar onda de calor no fim de março

Calor mais intenso deve atingir o Sul e Mato Grosso do Sul a partir de sexta (27), com pico no Rio Grande do Sul no sábado (28) e domingo (29), segundo meteorologistas.

27/03/2026 às 06:46 por Redação Plox

O último fim de semana de março deve encerrar o mês com muito calor em boa parte do Brasil. A partir desta sexta-feira (27), o calorão tende a se firmar especialmente sobre Rio Grande do Sul, áreas do oeste de Santa Catarina e Paraná, além de Mato Grosso do Sul.

De acordo com meteorologistas, a tendência é que o aquecimento se mantenha pelo menos até a próxima segunda-feira (30). Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não descarta que o episódio evolua para uma onda de calor.


Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Foto: Freepik


Alta pressão favorece aquecimento e eleva temperaturas

Por trás desse cenário está a atuação de um sistema de alta pressão, que deve se posicionar sobre a região entre esta sexta e a segunda-feira. Com menos nuvens para bloquear a incidência solar, a radiação chega com mais intensidade ao solo, o que contribui para uma elevação consistente dos termômetros.

Rio Grande do Sul pode registrar pico de calor no fim de semana

No Rio Grande do Sul, o calor deve ser mais forte entre sábado (28) e domingo (29), principalmente em áreas do interior. As temperaturas podem se aproximar de 36 °C a 38 °C, com sensação de abafamento durante a tarde.

Em Porto Alegre (RS), a previsão indica dias de sol e máximas acima dos 30 °C.

Calor no Sul com chance de pancadas isoladas em SC e PR

Em Santa Catarina e no Paraná, as tardes devem ser bem quentes. Ainda assim, podem ocorrer pancadas isoladas entre a tarde e a noite, típicas da combinação de calor e umidade. Em Curitiba (PR), a máxima deve ficar perto de 28 °C.

Mato Grosso do Sul deve ter temperaturas elevadas

No Centro-Oeste, os termômetros devem subir bastante no Mato Grosso do Sul. Em algumas áreas do estado, as temperaturas podem chegar perto de 35 °C a 38 °C.

Em Campo Grande (MS), o dia começa com sol e termina com aumento de nuvens, com máxima perto dos 30 °C.

Sudeste segue quente, com destaque para aumento de chuva no ES

No Sudeste, o calor continua, mas de forma menos intensa. Em São Paulo (SP), o sol predomina e a temperatura pode chegar a 31 °C.

No Rio de Janeiro (RJ), o tempo deve ficar firme e quente, com máximas de até 33 °C. Em Belo Horizonte (MG), há chance de chuva rápida à tarde, mas o calor segue presente.

O destaque na região fica para o litoral do Espírito Santo, onde a chuva deve aumentar e pode ocorrer com mais força em alguns momentos.

Chuva ganha força no litoral da Bahia

No Nordeste, o litoral da Bahia concentra a maior atenção. Entre sexta e sábado, a chuva deve ganhar intensidade e pode cair com mais volume em cidades como Salvador (BA).

No restante da região, o sol aparece mais, com pancadas isoladas.

Norte tem pancadas frequentes e tempo abafado

Já no Norte, a previsão é de pancadas frequentes ao longo do dia, principalmente em Amazonas, Pará, Rondônia e Amapá.

Mesmo com a chuva, o tempo continua abafado em cidades como Manaus (AM).

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a