Estudante que Justiça proibiu de cursar faculdade por ter feito ‘homeschooling’ recebe propostas de emprego

Elisa de Oliveira Flemer passou em 5° lugar em engenharia civil na USP

Por Plox

27/04/2021 10h29 - Atualizado há cerca de 4 anos

A estudante de Sorocaba, Elisa de Oliveira Flemer, de 17 anos, que a Justiça proibiu de cursar faculdade por ter  feito  “homeschooling” foi convidada por muitas empresas para trabalhar. Ela, que realiza seus estudos em casa desde 2018, alcançou aprovação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Estudante que Justiça proibiu de cursar faculdade por ter feito ‘homeschooling’ recebe propostas de emprego
Foto: Reprodução/TV TEM
 

Elisa consegui aprovação em faculdade particular, alcançou quase mil pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e passou em 5° lugar no curso de engenharia civil da Escola Politécnica da USP, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu),

A proibição da Justiça reverberou na internet e Elisa diz que encarou com surpresa a repercussão nas redes sociais. Ela conta que foram muitos os contatos que recebeu de empresários ofertando a ela emprego. A curiosidade acerca do “homeschooling” também fez com que muitos estudantes a procurassem para conhecer mais sobre esse método de estudo.

“Várias pessoas me mandaram mensagem dizendo que estavam com as portas abertas. Eu fiquei extremamente lisonjeada e muito feliz com isso, porque realmente não era o intuito. Achei que só era para tentar trazer o conhecimento para o caso na região, mas cresceu e eu nem vi acontecendo", diz.

Estudante que Justiça proibiu de cursar faculdade por ter feito ‘homeschooling’ recebe propostas de emprego
Foto: Reprodução/TV TEM
 

Outros estudantes que fazem o “homeschooling”, tocados pelo caso de Elisa, a procuraram para conversar sobre o que aconteceu.

Ela conta que a realidade do “homeschooling” está presente na vida de muitas famílias, porém elas, por causa da lei, não podem se mostrar. Ela diz que quando iniciou esse método de estudar em casa, tinha medo e se indagava se podia contar para seus amigos. Elisa, impressionada com o número de estudantes que a procuraram para conversar sobre o caso, diz que “começou a surgir ‘homeschooling’ de todos os lugares’”.

Estudante que Justiça proibiu de cursar faculdade por ter feito ‘homeschooling’ recebe propostas de emprego
Foto: Reprodução/TV TEM
 

As propostas que a estudante recebeu ainda não foram oficiais, segundo ela. Mas já considera a chance de, através das atividades desempenhadas em um emprego, reunir mais conhecimento. Mas ela não desistiu de cursar a faculdade, seu grande sonho.

A estudante deixou de frequentar a escola em 2018. Iniciou o homeschooling quando estava no primeiro ano do ensino médio. Na sua rotina que estabeleceu na sua casa, ele segue seu próprio método e estuda seis horas por dia.

 

 

Destaques