Risco de terremoto devastador e tsunami na costa dos EUA

Estima-se que cerca de 20 mil pessoas poderiam morrer imediatamente após a tragédia no estado do Oregon, segundo a Autoridade de Saúde do Oregon. Sinais preocupantes

Por Plox

27/04/2023 07h38 - Atualizado há cerca de 1 ano

Um líquido incomum que emerge de uma falha geológica no fundo do mar na costa oeste dos Estados Unidos poderia ser um indicativo de um terremoto de magnitude 9 na escala Richter, seguido por um tsunami de proporções catastróficas. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas poderiam morrer imediatamente após a tragédia no estado do Oregon, segundo a Autoridade de Saúde do Oregon.

Sinais preocupantes

O líquido, que brota da falha a mais de mil metros de profundidade, possui uma temperatura aproximadamente 9°C mais alta que a média da água do fundo do mar na região. Além disso, apresenta traços de metais alcalinos, como lítio e potássio, alcalinoterrosos, como magnésio, e boro. A falha está situada em um terreno extremamente acidentado, coberto por tapetes bacterianos, onde bolhas emergem de aberturas no fundo do mar.

Alerta sobre terremoto e tsunami

Embora terremotos na área sejam relativamente frequentes, o último tremor ocorreu há 323 anos. O governo do Oregon já emitiu comunicados sobre o risco de um terremoto e do subsequente tsunami. A Zona de Subducção de Cascadia, uma falha de aproximadamente 1.000 km, estende-se desde o norte da Califórnia até a Colúmbia Britânica, a cerca de 160 km da costa do Pacífico. Nos últimos 10 mil anos, houve 43 terremotos registrados nessa falha, sendo o mais recente em 26 de janeiro de 1700, com uma magnitude estimada de 9,0.

 

Fenda gera líquido misterioso que antecede terremoto
REPRODUÇÃO/SCIENCE ADVANCES
Destaques