Cantor Gutto Xibatada morre aos 39 anos vítima de mpox

Músico estava internado e enfrentava quadro grave após complicações da doença

Por Plox

27/04/2025 11h14 - Atualizado há cerca de 19 horas

O cantor Augusto Demétrio Neto, mais conhecido como Gutto Xibatada, morreu aos 39 anos, na madrugada da última terça-feira (22), vítima da mpox, também chamada de varíola dos macacos. A confirmação do óbito veio por meio da família do artista.


Imagem Foto: Reprodução


Segundo uma irmã de Gutto, ele teria contraído a doença ainda durante as festividades de Ano Novo, mas preferiu não divulgar publicamente o diagnóstico. Mesmo estando contaminado, ele viajou para o Rio de Janeiro e Bahia, período em que começou a apresentar os primeiros sintomas, cerca de um mês antes de sua morte.



Gutto estava internado no Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, em Belém, onde recebia tratamento intensivo. A condição de saúde do cantor, que já possuía histórico de doenças respiratórias, se agravou de maneira significativa na madrugada do dia 22, resultando na morte.



Nas redes sociais, a irmã do artista lamentou não apenas a perda, mas também os boatos que surgiram em torno do sepultamento do cantor.
\"Foi muito rápido, uma situação muito delicada, e o meu irmão não queria em nenhum momento se expor. Estão fazendo posts desnecessários, dizendo que ele foi enterrado às pressas. Não teve nada disso, gente\"

, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém explicou que Gutto inicialmente buscou atendimento médico e foi orientado a seguir tratamento especializado. No entanto, retornou ao hospital já em estado crítico na data de seu falecimento.


Uma missa em memória do cantor será celebrada neste domingo (27), às 17h30, na Igreja Basílica de Nazaré, também em Belém. O sepultamento ocorreu na quinta-feira (24), em cerimônia acompanhada por amigos e familiares.


Destaques