Serviço militar feminino atrai mais de 1.500 mineiras em 2025

Juiz de Fora registra 257 inscrições; prazo para alistamento termina em junho

Por Plox

27/04/2025 15h17 - Atualizado há 3 dias

O alistamento voluntário para o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF) em 2025 está mobilizando jovens em todo o Brasil, com destaque para Minas Gerais, onde 1.580 mulheres já se inscreveram até 22 de abril.


Imagem Foto:Reprodução/Exército Brasileiro 


Em Juiz de Fora, a procura também é expressiva: 257 jovens de 18 anos realizaram suas inscrições, enquanto em Belo Horizonte foram registrados 506 alistamentos. A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste divulgou os dados, ressaltando que, diferentemente do processo obrigatório para os homens, a participação feminina é opcional.



Segundo o Ministério da Defesa, o país já contabiliza 28,6 mil inscrições femininas para as vagas disponíveis. O prazo para o alistamento segue aberto até o dia 30 de junho, sendo impossível a inscrição após essa data. Em Minas, Juiz de Fora e Belo Horizonte oferecem vagas para o Exército, enquanto Lagoa Santa disponibiliza vagas para a Aeronáutica.



As interessadas podem se alistar de forma online ou presencial, comparecendo a uma Junta de Serviço Militar em um dos 28 municípios de 13 estados contemplados. Em Juiz de Fora, o atendimento acontece na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), localizada no Shopping Jardim Norte, na Avenida Brasil, 6345, mediante agendamento no site do Governo de Minas Gerais.


O processo de recrutamento inclui ainda seleção geral e complementar, com etapas de entrevistas, exames clínicos e laboratoriais e testes físicos. De acordo com o cronograma do Ministério da Defesa, serão disponibilizadas inicialmente 1.465 vagas: 1.010 para o Exército, 155 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica, com expectativa de ampliação gradual até atingir 20% do total de vagas.


As etapas de seleção ocorrerão entre julho e novembro de 2025, e as jovens aprovadas deverão ser incorporadas às Forças Armadas no primeiro ou segundo semestre de 2026.


Destaques