Quem anuncia produtos na internet deve ficar atento ao novo golpe no WhatsApp

27/05/2019 15:55

Publicidade

A criatividade dos criminosos parece não ter fim. Agora, os usuários do WhatsApp, estão sendo alvos de golpistas. Os criminosos virtuais investir contra usuários que vendem produto em plataformas de classificados na web. Os hackers monitoram esses perfis e com as informações do anúncio de vendas, procuram a pessoa pelo WhatsApp, querendo confirmar dados ou dizendo que o anúncio está recebendo muitas reclamações. Se passando por representantes da plataforma de vendas, eles pedem a confirmação de um código por torpedo. 


A partir do momento em que a pessoa responde, o golpista “começa o processo de ativar o WhatsApp em um novo celular e o suposto código de verificação é, na verdade, o código de ativação da conta”. De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, caso a pessoa não se atentar, ela passa o número e o WhatsApp acaba sendo roubado. Em seguida, os fraudadores entram em contato com os contatos que enviaram mensagens mais recentes e pedem empréstimos para alguma situação emergencial, momento em que algumas pessoas acabam informando o banco da vítima. Algumas empresas em que seus nomes estão sendo usados nos golpes são: OLX, Zap Imóveis e Webmotors.

Como se precaver


Como explica o analista de segurança, o usuário deve ter atenção para evitar se tornar alvo de criminosos. Além disso, o alerta é fazer a dupla autenticação do WhatsApp, que é uma senha de quatro dígitos criada pelo próprio usuário. “Mesmo que a vítima informe o código de ativação, o criminoso terá de pedir a senha da dupla autenticação – isto já sai do contexto do anúncio e a pessoa pode perceber a fraude antes de ser tarde demais”, finaliza Fabio.

 

Exemplo de golpes aplicados a pessoas que anunciaram produtos em plataformas online (Imagem: Reprodução/Kaspersky Labs)

Foto: Reprodução/Kaspersky Labs

Atualizada às 9h26

 



Publicidade