Pandemia está se alastrando para o interior, diz Ministério da Saúde

Por Plox

27/05/2020 17h02 - Atualizado há quase 4 anos

A pandemia do novo coronavírus começa a se alastrar para o interior do Brasil. Este foi um dos assuntos da coletiva técnica do Ministério da Saúde desta semana. 

No dia 25 de março apenas 5% dos municípios tinham casos da doença. Um mês depois, em 25 de abril, já eram cerca de 30% os municípios atingido e agora, em 25 de maio, quase 70% dos municípios já estão afetados pelo novo vírus. 

A situação exige atenção, já que grande parte dos leitos de tratamento intensivo encontra-se apenas nas grandes cidades e capitais. 

Outra preocupação é quanto ao sistema de vigilância de saúde para identificação dos casos, como a testagem, que também é precária nesses pequenos municípios. 

 

As questões que envolvem a Pandemia também foram abordadas em outra entrevista coletiva aqui no Palácio do Planalto, nela foram apresentadas as ações ministeriais do Centro de Operações do Comitê de Crise.

Braga Netto, ministro-chefe da casa civil, afirmou que o governo de Jair Bolsonaro é “conservador liberal”. Ou seja: é um governo conservador com relação aos valores de família, conceitos éticos e morais e contra a corrupção. Já nas questões econômicas é um governo liberal, conforme definiu Braga Netto.

O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, completou a questão abordada relatando experiências que teve durante sua carreira militar, enfatizando pontos benéficos da participação de militares no governo. 

Ramos ainda afirmou que presidente Bolsonaro sancionará nesta quarta-feira o auxílio financeiro a estados e municípios. 

Destaques