Desemprego no Vale do Aço diminuiu em abril, mas comércio demitiu mais

O levantamento inclui os postos de trabalho relativos aos setores de construção civil, comércio, agropecuária, serviços e indústria

Por Plox

27/05/2021 13h33 - Atualizado há quase 3 anos

Ipatinga e Timóteo abriram 356 vagas de emprego com carteira assinada em abril, conforme divulgou o Ministério da Economia nesta quarta-feira (26). Os números são resultado de 3.340 admissões e 2.984 desligamentos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e ainda revelam que, em Santana do Paraíso e Coronel Fabriciano, a realidade é diferente, uma vez que o saldo de admissões e desligamentos no mês ficou negativo em 94. O levantamento inclui os postos de trabalho relativos aos setores de construção civil, comércio, agropecuária, serviços e indústria.

Foto: Emmanuel Franco  / Divulgação

 

“Em abril, o comércio das quatro cidades fez mais desligamentos que admissões, gerando um saldo negativo de 186 vagas formais. O desemprego caiu em Ipatinga e Timóteo graças às indústrias das duas cidades, que estão em ascensão nos últimos meses. Infelizmente, em razão de a ‘conta’ da pandemia ter sido colocada nas nossas costas durante muito tempo, as empresas que representamos precisaram diminuir o quadro de funcionários”, lamenta José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.

Minas Gerais 
De acordo com os dados do Caged, no mês passado, em Minas Gerais, foram criadas 13.942 vagas formais de emprego. O setor de serviços foi o que mais admitiu, gerando um saldo positivo de 5.735 postos de trabalho. Juntos, construção civil, indústria e agropecuária, garantiram 8.683 empregos a mais em abril em todo o estado. Já no comércio, o saldo ficou negativo em 476.

Foto: Emmanuel Franco  / Divulgação

 

Região     
Só em abril, as indústrias de Ipatinga geraram um saldo positivo de 354 vagas formais de trabalho. Foram 697 admissões contra 343 desligamentos de funcionários, enquanto o comércio contratou 502 empregados e encerrou o contrato de outras 590. Em Timóteo, foram 350 admissões no setor industrial e 242 desligamentos durante o mês. Já o número de admitidos, no comércio da cidade, foi de 79, mas 106 pessoas foram desligadas. 
Em Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso, onde não há grandes siderúrgicas, os números são mais sombrios. Enquanto Ipatinga e Timóteo foram 1.047 admissões em abril, nas indústrias, em Fabriciano e Paraíso houve apenas 107 contratações no mesmo setor.

Mais empregos 
“Estamos nas vésperas do Dia dos Namorados e, em agosto, há o Dia dos Pais. Caso não sejamos mais penalizados, injustamente, com o fechamento do comércio em um eventual crescimento dos dados epidemiológicos relativos à Covid-19, certamente precisaremos de mais empregados nestas duas datas especiais. Assim, daqui uns meses, poderemos contribuir com o fim do desemprego em nossa região”, prevê o presidente do Sindcomércio.  
 

Destaques