5° Festa do Tropeiro de Santana do Paraíso será realizada neste domingo

Evento pretende agitar a cidade com o tradicional desfile de cavaleiros e outras atrações

Por Plox

27/05/2022 12h01 - Atualizado há quase 2 anos

No próximo domingo (29), a área de eventos, no centro de Santana do Paraíso, será palco da 5° Festa do Tropeiro. A concentração está marcada para às 9h e as festividades deverão ocorrer até às 20h. O dia será marcado com encontro de cavaleiros, premiações, apresentações culturais e show. 

Na área de eventos, que fica localizada próxima à Praça da Matriz, será montada uma estrutura com sonorização, tendas e espaço para as modalidades do esporte rural. Os cavaleiros desfilarão pelas principais ruas da cidade, com uma parada estratégica, por alguns minutos, na Praça do Marco Rotário, reverenciando o tropeiro. No local se encontra uma escultura que homenageia os desbravadores. Posteriormente, receberão a benção do padre.

 

Foto: Divulgação/ prefeitura 

 

O tradicional Feijão Tropeiro, que começará a ser preparado cedo, será servido para todas a comitivas, cerca de 500 pessoas. Após o almoço, as atenções se voltam para as apresentações culturais como Os Forasteiros, um espetáculo de humor, e o Batuque, dança de origem africana preservada por quilombolas da região do Achado, zona rural de Santana do Paraíso.

Durante o dia ainda ocorrerão as premiações: comitivas com maior número de cavaleiros montados, cavaleiro mais velho e cavaleiro mais novo, amazonas mais velha e amazonas mais nova, e animal mais bem “traiado”. O evento encerrará com o show dos Irmãos Ciganos, que agitará o público com muito forró até às 20h. A Feira Livre Cultural, que geralmente é realizada toda sexta-feira, também estará presente.


 

Destaques