Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Covid: 20 capitais têm tendência de aumento de casos, diz boletim da Fiocruz

    Minas Gerais é um dos 18 Estados com tendência de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

    Por Plox

    27/05/2022 13h36 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Pesquisadores ainda se debruçam sobre os dados para entender se o aumento de casos de Covid-19 no Brasil configura uma quarta onda da pandemia, como se vê em outros países — em Minas Gerais, o governo estadual afirma que não há motivo para encarar o momento dessa forma. Como mais um sinal de elevação do alerta, o novo boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que 20 das 27 capitais do país estão com tendência de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 

    Belo Horizonte tem tendência de estabilidade de casos, por ora, já Minas Gerais como um todo está entre os 18 Estados onde se verificou sinal de crescimento de SRAG. O boletim interpreta que o aumento é majoritariamente devido à Covid-19. “O sinal de crescimento recente está presente em faixas etárias da população adulta”, pontua o coordenador do Infogripe, o pesquisador Marcelo Gomes. 

     

    A Covid-19 corresponde a quase metade dos casos testados de SRAG no Brasil, atualmente, enquanto outras doenças respiratórias também escalam com a aproximação do inverno. Entre as crianças de até quatro anos, o vírus sincicial respiratório, comum nessa idade, é predominante, seguido pelo rinovírus (causador de resfriados), pelo coronavírus e pelo metapneumovírus (semelhante ao vírus sincicial respiratório). 

    pandemia no brasil
    Fonte: https://www.otempo.com.br/brasil/covid-20-capitais-tem-tendencia-de-aumento-de-casos-diz-boletim-da-fiocruz-1.2675047
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]