Família nos EUA é hospitalizada após contrair parasita raro ao comer carne de urso

Todas as vítimas receberam um vermífugo forte

Por Plox

27/05/2024 17h17 - Atualizado há cerca de 1 ano

Nos Estados Unidos, uma família inteira foi hospitalizada após contrair um raro tipo de lombriga que não era observado em humanos há 30 anos. O incidente ocorreu durante uma reunião familiar, onde eles consumiram carne de um urso pardo que caçaram e armazenaram por 45 dias em um freezer antes de prepará-la em um churrasco.

Foto: Reprodução/Pixabay 

Diagnóstico e tratamento

De acordo com um relatório publicado pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA no dia 23 de maio, das nove pessoas presentes, seis foram diagnosticadas com triquinose ou triquinelose. Esta doença é causada por vermes do gênero Trichinella e é comum em animais selvagens, sendo transmitida aos humanos pelo consumo de carne de caça crua ou mal cozida. No Brasil, por exemplo, toda a carne de suínos é testada para evitar contaminação por este parasita.

Sintomas e recuperação

A triquinelose provoca severo mal-estar gastrointestinal, dores e febre. O tratamento rápido é crucial para a eliminação dos vermes, que em casos raros, podem se tornar adultos e invadir as células do músculo esquelético. Todas as vítimas receberam um vermífugo forte, foram monitoradas no hospital por dois dias e se recuperaram.

Contaminação cruzada e prevenção

O CDC alertou que pessoas que consomem carne de animais selvagens “devem estar cientes que o cozimento adequado é a única maneira confiável de matar os parasitas Trichinella e que a carne infectada pode contaminar outros alimentos se estiver mal-armazenada”. Curiosamente, duas das pessoas infectadas não consumiram a carne do urso, mas foram contaminadas ao ingerir vegetais e outras carnes que tiveram contato com a caça.

 

 

 

 


 

Destaques