Filme "Instinto Materno" traz recorte dos anos 50 e 60 com pitadas de suspense; veja o trailer

A narrativa, originalmente ambientada na Bélgica no livro, foi adaptada para os Estados Unidos, capturando o espírito de transformação social e revolução daquela época

Por Plox

27/05/2024 14h01 - Atualizado há cerca de 1 ano

Anne Hathaway e Jessica Chastain estrelam "Instinto Materno", um drama envolvente sobre a complexa amizade entre duas mulheres nos anos 1960, lançado no Brasil em 28 de março pela Imagem Filmes. Baseado no livro de Barbara Abel, o filme marca a estreia do renomado diretor de fotografia Benoît Delhomme na direção. Confira o trailer de "Instinto Materno".

Trama e ambientação

A narrativa, originalmente ambientada na Bélgica no livro, foi adaptada para os Estados Unidos, capturando o espírito de transformação social e revolução daquela época. No filme, Hathaway e Chastain interpretam vizinhas cujas vidas aparentemente perfeitas são devastadas por uma tragédia envolvendo o filho de uma delas. Este evento não só abala profundamente a amizade entre elas, mas também transforma suas famílias de maneira irreversível.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Aprofundamento nos papéis sociais

Jessica Chastain, que também é produtora ao lado de Hathaway, destaca que a trama explora os papéis sociais de mulheres e homens na década de 1960. Em entrevista, Chastain comentou sobre a colaboração com Hathaway e comparou a dinâmica entre as duas com o clássico 'O Que Terá Acontecido a Baby Jane?'. Ela disse: "Embora seja um tipo de filme diferente, a essência reside nessa dinâmica de duas atrizes unindo forças para dar vida a duas personagens. Além disso, há também uma tensão que eu acho muito interessante."

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A estreia de Delhomme na direção

Delhomme, conhecido por seu trabalho como diretor de fotografia, foi convidado pelas atrizes para dirigir o filme. Ele revelou que sempre teve o desejo de dirigir: "Sempre tive essa ideia, guardada em algum lugar da minha mente, de que um dia dirigiria um filme. Sou também um pintor, e com pinturas, posso ser o diretor, o ator, posso ser todo mundo. Portanto, sinto-me muito à vontade em criar um mundo e torná-lo algo meu. Pensei que, um dia, talvez, eu fizesse um pequeno filme da mesma forma que faço minhas pinturas. Nunca imaginei que teria um elenco como este."

A estética dos anos 60

Visualmente, "Instinto Materno" remete à glamorosa era de ouro do suspense. Delhomme expressou seu encantamento com a oportunidade de reviver esse período: “Adoro os filmes dos anos 60 e, visualmente, me sinto muito atraído por esse período. E mesmo que eu não tenha nascido nos Estados Unidos, eu senti que poderia transpor isso de uma forma nova. Eu não queria que tudo fosse filmado nas sombras só porque é um suspense.”

 

Destaques