Rio das Pedras vive madrugada de tiroteio entre milícia e tráfico

Comando Vermelho tenta tomar três comunidades no Rio de Janeiro em ações coordenadas

Por Plox

27/05/2024 09h46 - Atualizado há cerca de 1 ano

Na madrugada desta segunda-feira (27), os moradores de Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enfrentaram momentos de pânico ao acordarem, por volta das 4h30, com o som de rajadas de tiros. O tiroteio foi resultado de uma tentativa do Comando Vermelho de invadir a comunidade, que é historicamente controlada por uma milícia.

Foto: Reprodução de vídeo

Durante o fim de semana, a violência também se espalhou pela Zona Norte da cidade. No domingo (26), o Morro dos Macacos e o Complexo da Pedreira foram cenários de intensos confrontos. Essas áreas, dominadas pelo Terceiro Comando Puro, foram alvo de tentativas de invasão pelo Comando Vermelho, que há anos tenta controlar a venda de drogas nessas comunidades.

 

Conflitos armados espalham medo

Em Vila Isabel, a situação foi igualmente tensa. Relatos indicam que traficantes do Morro São João, dominado pelo Comando Vermelho, tentaram invadir o Morro dos Macacos, intensificando o clima de insegurança na região.

Os confrontos em Rio das Pedras continuaram a assustar os moradores na manhã desta segunda-feira. Segundo relatos locais, fazia tempo que não se via uma violência tão intensa na comunidade. Cerca de 300 mil pessoas vivem sob o domínio de uma milícia há décadas, mas a pressão dos traficantes do Comando Vermelho tem aumentado recentemente.

 

Ações da polícia

No Complexo da Pedreira, localizado em Costa Barros, vídeos compartilhados nas redes sociais mostram balas atingindo paredes e até uma explosão. Segundo os moradores, traficantes do Chapadão foram os responsáveis pela tentativa de tomar a favela. Durante a operação, a Polícia Militar, através do 41º BPM (Irajá), conseguiu apreender um fuzil AK-47.

O impacto desses confrontos nas comunidades do Rio de Janeiro destaca a contínua disputa de poder entre facções criminosas, colocando em risco a vida de milhares de pessoas que vivem nessas áreas

Destaques