Lula adia compromissos após crise de labirintite e segue em repouso no Alvorada

Presidente foi levado ao hospital com quadro de vertigem e permanece sob medicação, sem previsão de retorno ao Planalto

Por Plox

27/05/2025 10h43 - Atualizado há 26 dias

Após passar por uma crise de labirintite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados médicos e em repouso no Palácio da Alvorada. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República na manhã desta terça-feira (27).


Imagem Foto: Presidência


Na tarde de segunda-feira (26), Lula esteve no hospital Sírio Libanês, em Brasília, onde foi submetido a exames após relatar sintomas de vertigem. Segundo o boletim médico da unidade hospitalar, o diagnóstico foi de labirintite. Apesar de estar bem, o presidente foi orientado a seguir em repouso e continuar o tratamento medicamentoso.



Em decorrência do quadro clínico, Lula cancelou os compromissos previstos para esta terça. Ele não participará da reunião com reitores no Palácio do Planalto, nem do evento no Itamaraty em comemoração ao Dia do Diplomata. No primeiro encontro, ele será representado pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Camilo Santana (Educação). Já no Itamaraty, quem assume sua representação é o vice-presidente Geraldo Alckmin.



Conforme informado por sua assessoria, os sintomas da labirintite podem levar de 24 a 48 horas para desaparecer. Neste período, Lula continuará despachando apenas do Alvorada, residência oficial da Presidência.


Vale lembrar que, em dezembro, o presidente passou por uma cirurgia de emergência para drenagem de um hematoma intracraniano. O procedimento foi necessário após ele sentir fortes dores de cabeça, 51 dias depois de uma queda no banheiro do Alvorada.


O episódio atual reacende preocupações sobre a saúde do chefe do Executivo, que vem enfrentando desafios médicos nos últimos meses.


Destaques