Minas decreta emergência sanitária por surto de gripe aviária
Governo estadual impõe medidas por 90 dias e investiga caso suspeito em Mateus Leme
Por Plox
27/05/2025 11h49 - Atualizado há 1 dia
O governo de Minas Gerais decretou situação de emergência sanitária por conta da gripe aviária, medida que valerá pelos próximos 90 dias. A decisão foi oficializada nesta terça-feira (27) com a publicação no Diário Oficial do Estado, assinada pelo governador Romeu Zema, do partido Novo.
A iniciativa tem como objetivo reforçar o monitoramento, implementar ações de prevenção e realizar uma análise contínua dos riscos. Todas essas medidas serão executadas em colaboração entre o setor público e o privado, conforme os protocolos e diretrizes já estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e a legislação sanitária vigente.
O decreto foi emitido em um momento em que as autoridades investigam um caso suspeito de gripe aviária na cidade de Mateus Leme. Até o momento, o governo não divulgou mais detalhes sobre esse caso específico, mas reforçou a importância da vigilância e da adoção de medidas rigorosas para evitar uma possível disseminação do vírus.

Mesmo com o alerta, especialistas apontam que o risco de transmissão da gripe aviária para humanos é considerado baixo. Ainda assim, o estado se antecipa com ações emergenciais para conter qualquer ameaça à saúde animal e humana, além de proteger os setores produtivos ligados à avicultura.