ONG abre vagas para acolhimento de mulheres refugiadas em Ribeirão Preto
Planeta de TODOS oferece abrigo e suporte a refugiadas desacompanhadas; inscrições abertas até 31 de maio
Por Plox
27/05/2025 14h47 - Atualizado há 1 dia
A ONG brasileira Planeta de TODOS (PDT) está com inscrições abertas para mulheres refugiadas desacompanhadas interessadas em uma das sete vagas disponíveis na casa de acolhimento localizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. As candidaturas podem ser feitas por mulheres de qualquer parte do Brasil até o dia 31 de maio de 2025.
Com oito anos de atuação em crises migratórias em países como Itália, Grécia, Ucrânia e Colômbia, a ONG iniciou suas operações em solo brasileiro em março de 2024, quando abriu sua primeira casa de acolhimento no país, em Ribeirão Preto. Durante cerca de um ano, o local acolheu sete jovens afegãos, que passaram por um processo de aprendizado do idioma português, suporte psicológico e capacitação profissional, até se tornarem independentes e empregados.

Agora, com o encerramento deste ciclo, a casa será dedicada exclusivamente a mulheres refugiadas desacompanhadas, um grupo frequentemente negligenciado nos programas de acolhimento. A iniciativa tem como objetivo promover a autonomia dessas mulheres por meio de um trabalho com equipe multidisciplinar que inclui suporte emocional, aulas de português e qualificação profissional.
Segundo André Naddeo, diretor-executivo da ONG, a decisão de direcionar o atendimento exclusivamente para mulheres surgiu a partir da observação de que mulheres jovens e sozinhas geralmente são as últimas a serem atendidas em programas humanitários. “Essas mulheres desacompanhadas muitas vezes são rejeitadas por centros de acolhimento. Nosso foco é justamente alcançá-las”, afirmou.
A coordenadora do projeto, Luna Andrade, reforça que não há limite rígido de tempo para a permanência na residência, embora a expectativa seja de até um ano, com avaliações individuais feitas conforme a documentação e status de refúgio de cada residente.
O processo de seleção será feito por vídeo e também está aberto a indicações de outras organizações. As mulheres interessadas devem enviar um e-mail para [email protected] com nome completo, situação documental no Brasil, um parágrafo explicando por que precisam do projeto e um número de telefone com WhatsApp para contato.
Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site oficial da ONG: https://planetadetodos.com.br/