Santana do Paraíso inicia obras de reestruturação do Trevo da Gameleira
Projeto prevê melhorias na mobilidade urbana, segurança viária e preservação da histórica árvore Gameleira, tombada pelo IEPHA-MG
Por Plox
27/05/2025 18h04 - Atualizado há 1 dia
Na última sexta-feira, 23, o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de reestruturação do Trevo da Gameleira. A intervenção tem como meta principal melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança no tráfego de veículos na região.
O projeto contempla diversas melhorias, como obras de drenagem, pavimentação e melhorias de acesso, além da implantação de paisagismo. Um dos destaques da reestruturação é a construção de uma praça que preserva a histórica árvore Gameleira, reconhecida como bem tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG). A árvore centenária tem forte valor simbólico, por ter sido utilizada como ponto de descanso por tropeiros no século XIX.

O Trevo da Gameleira está situado na interseção da rodovia MG-232 e é um ponto estratégico para o deslocamento entre o centro de Santana do Paraíso e cidades vizinhas como Mesquita, Braúnas e Joanésia. O trecho também dá acesso ao bairro Residencial Paraíso e registra intenso fluxo de veículos, sendo frequentemente apontado como área de risco para acidentes.
Com a execução do projeto, espera-se resolver dificuldades de conversão e melhorar a fluidez do tráfego. “A obra de reestruturação do Trevo da Gameleira busca solucionar antigos problemas de segurança no trânsito, como a dificuldade de conversões seguras e a fluidez do tráfego. Além disso, vamos aplicar um paisagismo que irá valorizar a presença do nosso patrimônio histórico, que é a centenária árvore Gameleira”, destacou o prefeito Bruno Morato.
O início das obras marca um passo importante para a modernização da infraestrutura viária da cidade, ao mesmo tempo em que valoriza e preserva um símbolo histórico-cultural da região.