Semana do Associativismo começa com painel impactante em Ipatinga
Evento na Fiemg destaca o papel transformador do associativismo no desenvolvimento do Vale do Aço com lideranças empresariais e entidades regionais
Por Plox
27/05/2025 17h18 - Atualizado há 1 dia
A noite de segunda, 26, marcou o início oficial do Sinergia – Semana do Associativismo em Ipatinga, com a realização do painel “Empregabilidade, Associativismo, Liderança e Mercado”, na sede da Fiemg Vale do Aço. O evento reuniu empresários, lideranças sindicais e representantes do Sistema S em uma cerimônia que lotou o auditório da instituição.

Participaram como painelistas Anderson Franco (CEO da Allp Fit), Raphael Lafetá (Diretor da MRV e Presidente do Sinduscon-MG) e Sergio Leite (Vice-Presidente da Usiminas), com mediação da assessora de Desenvolvimento Sindical da Fiemg, Laila Katina. O debate foi marcado por reflexões sobre o poder transformador do associativismo, sobretudo na geração de oportunidades e fortalecimento de lideranças locais.
Sergio Leite emocionou o público ao relembrar a trajetória da Usiminas, fundada por um grupo de intelectuais mineiros, e destacou que a recuperação da empresa em 2016 foi resultado de um esforço coletivo. Já Raphael Lafetá ressaltou a importância da representação sindical ativa e protagonista, e Anderson Franco compartilhou sua jornada de superação como ex-aluno do Senai, defendendo uma liderança inclusiva e solidária.

Durante a cerimônia, João Batista Alves, presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, enfatizou que o associativismo é base para o fortalecimento do setor produtivo. “É pela união que conseguimos dar voz às empresas e construir soluções em conjunto com a sociedade”, disse.
O presidente do Sindicomércio Vale do Aço, José Maria Facundes, apontou que a qualificação profissional em áreas como inteligência artificial e marketing digital está sendo intensificada com apoio do Senac. Luiz Ronilson Araújo Paiva, do Sistema FAEMG/SENAR, lembrou o potencial agropecuário do Vale do Aço e a importância de investir em inteligência estratégica para o setor.

Alessandro Challub, analista do Sebrae Minas, destacou que a entidade apoia cerca de 13 mil CNPJs na região. “Gerir bem os recursos para fortalecer os pequenos negócios é a missão do Sebrae. É isso que o associativismo representa: transformação por meio da união”, afirmou.
Fabrício Boseja Ferreira, diretor do SEST/SENAT Vale do Aço, celebrou a união das entidades: “Mesmo sendo a mais jovem do sistema, o SEST SENAT acredita que conhecimento aliado ao cuidado humano é ferramenta de transformação.”

A Semana do Associativismo continua até sexta-feira (30/5), com mais de 30 atividades gratuitas, incluindo palestras, capacitações e exposições. Destaque para o workshop “Do Fato ao Feed”, voltado à imprensa, e atividades de lazer no Parque Ipanema, promovendo integração e desenvolvimento em todas as esferas da comunidade.