Ipatinga

tecnologia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Como trabalhar com times remotos

    É preciso entender que a cada dia o trabalho remoto vem se tornando uma realidade e, tanto os colaboradores como gestores, precisam se adaptar a ele.

    Por Plox

    27/06/2022 21h51 - Atualizado há cerca de 1 mês

    O trabalho remoto é uma realidade que cada vez mais faz parte das empresas e é preciso entender como trabalhar com essa realidade, motivando e gerenciando o time. Essa tarefa pode não parecer fácil mas, com algumas dicas, o gerenciamento da equipe e também o trabalho com outros colegas pode se tornar muito mais simples e dinâmico.

    Espaço livre e geral

    Nem tudo no trabalho deve ser trabalho. Essa frase pode parecer estranha mas não deveria. Os colaboradores ficam cerca de 7 horas (sem contar o horário de almoço) no ambiente de trabalho e recebem diversas informações e solicitações ao longo desse período. Fora isso, eles precisam se preparar antes da sua jornada e, após finalizar o expediente, um tempo é necessário para que o cérebro desligue da função anterior e possa focar em outras coisas.

    Antes, era mais fácil ter esse tipo de interação já que existia o presencial, ou seja, era possível ter um pouco mais de flexibilidade e conversar com os colegas. Com todas essas horas dentro de casa, os períodos de descanso e interação mais aberta são necessários, então, muitas empresas começaram a criar um espaço Geral em seus chats.  Nesse espaço, os colaboradores podem ser mais abertos e dividir experiências,jogos que gostam, como os caça níqueis online, mensagens mais divertidas e serem mais livres. Essa conectividade social traz vários benefícios aos trabalhadores, que conseguem ter um dia mais leve.

    Outra dica é adicionar exercícios de alongamento dentro desse chat e também exercícios mentais para distração. Quando estamos relaxados conseguimos fazer nossas obrigações com mais foco e também conseguimos ser mais criativos na resolução de problemas.

    Comunicação clara e direta

    Se em um contexto pessoal, onde podemos ver as reações corporais e faciais já pode ser fácil se perder, através de chamadas, chats, e-mails e vídeo pode ser ainda mais difícil se comunicar. Por isso, a comunicação clara e direta é essencial.

    Algumas dicas em relação à essa comunicação são:

    • Expresse o necessário e sem rodeios. A comunicação precisa ser direta pois agora a dificuldade de entendimento pode ser maior. Utilizar uma linguagem clara, com listas de tarefas pode ser essencial para o desenvolvimento de um projeto.
    • Ser claro enquanto as datas de revisão e a data final de um projeto também é primordial. A organização fará com que tudo seja menos estressante.
    Foto: Getty imagens
    • Utilizar agendas para marcar reuniões deixa tudo mais fluido. Uma dica é colocar um evento “Ocupado” para quando seja necessário focar em um projeto sem interrupções.
    • As reuniões devem ser feitas caso sejam extremamente necessárias. Lembre-se que reuniões tiram o foco e também demoram mais que uma mensagem direta ou um e-mail. Se nenhuma explicação adicional precisa ser feita e todo o pedido ou dúvida pode se resumir a um e-mail, escolha essa opção.
    • Caso tenha uma dúvida, não fique com ela. Os colegas, gerentes, diretores, todos precisam entender o que está acontecendo pois o andamento do projeto precisa de que cada indivíduo entenda sua função. Entre em contato com quem pode te ajudar e, de forma clara, explique suas dúvidas.
    • Anote. Você vai precisar. As reuniões podem ser demoradas, rápidas, dinâmicas ou enfadonhas. Cada pessoa possui seu estilo e você não pode se sobrecarregar acreditando que lembrará de todos os e-mails e reuniões. Anote todas suas tarefas e crie um plano para executá-las.

    Aqui, também é importante lembrar do bem-estar de você, como um colaborador, e do seu time. O trabalho remoto solicita mais do que o presencial.

    Tente controlar as horas e deixar um espaço livre para possíveis pedidos extras ou simplesmente para se alongar. Tomar todas as horas de um colaborador pode ser um tiro no pé, pois, exatamente pela maior dificuldade de interação e comunicação, dúvidas e erros inesperados podem surgir. 

    Espaço específico para os Grupos 

    Quando um projeto é criado em um nível remoto, muitas vezes os colaboradores não se conhecem e não sabem bem a função um dos outros e, o momento de solicitar uma ajuda ou tirar uma dúvida pode se tornar uma bola de neve.

    O ideal é que exista um espaço específico para o grupo dentro de uma plataforma, onde cada um saiba da existência e função do outro e onde as dúvidas possam ser tiradas rapidamente, como um chat.

    Dessa forma, os colaboradores podem se sentir inseridos no projeto e também podem tirar dúvidas gerais ou saber exatamente quem é o encarregado daquela função. As informações gerais também podem ser trabalhadas através daquele local. Aqui, é importante deixar claro que o chat é somente para as informações daquele projeto. Caso o colaborador tenha dúvidas em relação a outro projeto ou sobre outro cunho, ele deve entrar em contato com a pessoa diretamente.

    Ter uma equipe remota pode não ser fácil mas, é preciso fazer com que o dia-a-dia do trabalho não seja maçante, ele deve ser tranquilo, principalmente pois são muitas horas no computador sem a interação real com outras pessoas.


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]