Municípios irão assinar acordo para iniciar as atividades do Rio Vivo no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba

O encontro será realizado no auditório da AMEPI em João Monlevade, às 18h30.

Por Plox

27/06/2022 16h52 - Atualizado há cerca de 2 anos

Acontece na próxima quinta-feira (30), a cerimônia de assinatura do Acordo de Compromisso e Cooperação Mútua entre os municípios contemplados pela Iniciativa Rio Vivo e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba/MG). O evento conta com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) e da AGEDOCE e será realizado no auditório da AMEPI em João Monlevade, às 18h30.

A Iniciativa visa a recuperação de nascentes, promoção de melhorias e expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos. Estas ações serão implementadas por meio da execução de projetos em imóveis rurais localizados em micro bacias de pontos de captação para abastecimento púbico em municípios priorizados ou hierarquizados, já selecionados.

“Precisamos que cada produtor rural contemplado sensibilize e tenha consciência da importância do Rio Vivo. Com a participação efetiva de todos, nossas nascentes, áreas degradadas, áreas de recarga hídrica serão conservadas e recuperadas, é um ganho extraordinário que trará mais produção de água para o Rio Piracicaba”, destaca o Presidente do CBH-Piracicaba, Jorge Martins.

O assessor da AGEDOCE, Fabiano Alves, destaca que a licitação para o Lote 2 — que corresponde ao Piracicaba já foi finalizada — e que as atividades serão retomadas em breve. 

 

Rio Piracicaba (à esquerda), desaguando no Rio Doce (à direita), na divisa entre as cidades de Timóteo e Ipatinga. Foto: Matheus Valadares/Plox

 

 

“A assinatura do Acordo de Compromisso e Cooperação Mútua entre os municípios e o comitê é o passo principal para as atividades iniciarem nos 20 municípios. É um projeto muito importante e com grande relevância ambiental. Destaca-se que este primeiro ano de implantação da Iniciativa Rio Vivo na bacia do rio Piracicaba, serão executadas apenas ações de isolamento  de nascentes em todos os municípios da bacia”, explicou.

A bacia hidrográfica do Rio Piracicaba compreende 21 municípios: Alvinópolis, Antônio Dias, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Itabira, Jaguaraçu, João Monlevade, Mariana, Marliéria, Nova Era, Ouro Preto, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, Timóteo.

Além da assinatura do Acordo de Compromisso e Cooperação Mútua entre os municípios contemplados, no dia 1.º de julho (sexta-feira) a empresa Saneamb, que ganhou a licitação para a execução da iniciativa na região do Rio Piracicaba, irá realizar uma oficina de Planejamento. Na oportunidade, será apresentada uma prévia da estratégia de trabalho para realização das atividades, visando obter contribuições por parte dos representantes dos municípios para a consolidação de um planejamento mais direto.


 

Destaques