Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Aço pode virar lei

Está aberto o prazo para votar e cadastrar projetos que vão fazer parte do Plano Plurianual (PPA); iniciativa busca envolver sociedade.

27/06/2023 às 23:18 por Redação Plox

Estamos no momento em que é possível, a todos, indicar onde o governo deve gastar parte dos recursos públicos previstos no Orçamento. É o Plano Plurianual (PPA) Participativo. cada brasileiro pode participar votando nos projetos e/ou cadastrando uma proposta para o país. O procedimento é bem simples e pode ser feito de forma presencial ou online, em poucos minutos, por meio da plataforma digital Brasil Participativo. Até esta terça-feira (27), a plataforma recebeu 1.107.450 de acessos, 3.978 propostas foram cadastradas e foram depositados 429.752 votos. E entre as propostas já cadastradas está a criação da Universidade Federal do Vale do Aço/MG e Expansão do Ensino Federal Técnico e Tecnológico. O projeto foi escrito por um grupo formado por: Leonardo Patrick, especialista em Políticas Públicas, por Alex Fernandes, diretor de IFMG, e Sávio Tarso, historiador. Veja os detalhes na entrevista!


 

Proposta: Criação da Universidade Federal do Vale do Aço/MG e Expansão do Ensino Federal Técnico e Tecnológico
Considerando a necessidade de democratizar o acesso à Universidade pública, bem como ampliar a oferta de formação profissional técnica e tecnológica, apresentamos a presente proposta no sentido de corrigir a ausência de oferta do ensino público federal na região do Vale do Aço/MG - expressa por uma das piores taxas do país de cobertura em número de habitantes por professor federal (11.000 hab/professor), e também de reduzir contradições sociais e econômicas cada vez mais profundas.

O link para votar na proposta cima é o seguinte:

https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/4315

 

O que é PPA
A Constituição brasileira coloca o PPA como uma ferramenta que norteia a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). Assim sendo, define diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal. Além disso, planos e programas nacionais, regionais e setoriais devem ser elaborados em consonância com o PPA.
Sua vigência é de quatro anos, contados a partir do segundo ano de mandato de um presidente – e se prolongando até o final do primeiro ano do mandato de seu sucessor. De acordo com o Ministério do Planejamento e Orçamento, a elaboração do PPA começa a partir de um projeto de lei, que é submetido à avaliação do Congresso Nacional até quatro meses antes do encerramento do primeiro ano de mandato do presidente.

PPA Participativo
Ninguém melhor que a sociedade para identificar as próprias necessidades e indicar quais políticas públicas e ações governamentais devem ser priorizadas. Partindo dessa premissa, o governo federal abriu, no âmbito do Plano Plurianual (PPA) – o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Executivo –, alguns canais de consulta pública, na busca por sugestões da sociedade civil e dos cidadãos.

Na etapa inicial de consultas participativas (sobre dimensão estratégica, visão de futuro, valores, diretrizes e eixos temáticos), cerca de 3,2 mil representantes da sociedade civil e de diversos conselhos – ligados a todos os ministérios e entidades vinculadas – organizaram fóruns que, em meio a 120 oficinas temáticas, desenharam os 88 programas que existem no âmbito do PPA.

Na sequência, iniciou-se a segunda forma de consulta, que abrange plenárias nas 27 unidades federativas. A primeira delas, em 11 de maio, foi na Bahia. A última será em 10 de julho, em São Paulo. Nelas, são apresentados os programas; a dimensão estratégica; e a plataforma digital Brasil Participativo.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Unileste-Campus-Fabriciano_Divulgação-2.jpg
EDUCAçãO

Unileste abre inscrições para as Semanas de Iniciação Científica e de Extensão

Segundo a instituição, o tema deste ano é: “O Ensino, a Pesquisa e a Extensão na construção do Humanismo Solidário”

Timóteo certifica novas famílias para acolhimento de crianças
EDUCAçãO

Timóteo certifica novas famílias para acolhimento de crianças

Duas famílias estão oficialmente aptas a receber temporariamente crianças e adolescentes afastados do convívio familiar

Colégio São Francisco Xavier celebra 63 anos com legado de excelência e inovação no Vale do Aço
EDUCAçãO

Colégio São Francisco Xavier celebra 63 anos com legado de excelência e inovação no Vale do Aço

Referência regional, instituição alia tradição e modernidade com resultados expressivos no ENEM, vestibulares e olimpíadas

Escola
EDUCAçãO

Minas: prazo para inscritos no cadastro escolar de 2023 realizarem a matrícula termina nesta quarta-feira

Para garantir a vaga, efetivação da matrícula deve ser realizada presencialmente na escola para a qual o estudante foi encaminhado

para você
Lula e Janja compartilham momento sob ipê no Alvorada
GERAL

Lula e Janja compartilham momento sob ipê no Alvorada

Presidente e primeira-dama aparecem em vídeo observando pássaros e ouvindo música sob uma árvore florida

Pix ganha botão digital para contestar golpes e fraudes
ECONOMIA

Pix ganha botão digital para contestar golpes e fraudes

Recurso começa a valer nesta quarta-feira (1º) e promete agilizar devoluções em casos de crime

Lucas Lima levanta rumores de novo romance com Mina Winkel
FAMOSOS

Lucas Lima levanta rumores de novo romance com Mina Winkel

Músico posta imagem romântica e fãs especulam relação com influenciadora após interações nas redes sociais

cachoeira.jpg
POLíCIA

Homem morre após pular de cachoeira e bater cabeça em pedra

Segundo o Corpo de Bombeiros, Fernando Shikata, de 31 anos, teria pulado da altura de 3 metros, em uma cachoeira