Feira empreendedores do futuro movimenta praça 1º de maio em Timóteo neste sábado

Projeto da UMEI do bairro Primavera transforma materiais recicláveis em abrigos para cães de rua

Por Plox

27/06/2024 09h13 - Atualizado há 24 dias

A segunda edição da Feira Empreendedores do Futuro, que acontece neste sábado, 29 de junho, na Praça 1º de Maio, no Centro Norte de Timóteo, promete movimentar a cidade.

 O evento, realizado pela Prefeitura de Timóteo em parceria com o Sebrae Minas, é parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Com entrada gratuita, a feira ocorrerá das 9h às 16h e espera atrair cerca de 5,8 mil estudantes e 440 educadores de 15 escolas municipais, além de algumas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs).

Iniciativa inovadora da UMEI Primavera
Um dos destaques do evento será o projeto desenvolvido pela UMEI do bairro Primavera, que atende 65 crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses. A equipe da UMEI usou criatividade e recursos recicláveis, como caixas de leite vazias, para construir abrigos para cães de rua. A pedagoga e diretora da UMEI, Jeane Lilian, explica que a iniciativa surgiu da necessidade de trabalhar educação ambiental e empreendedora com os alunos. “A ideia teve retorno muito positivo da equipe de educadores. As famílias também participam ativamente na coleta dos materiais recicláveis. A proposta foi tão bem acolhida, que envolvemos outros parceiros, como lojas de materiais de construção e casas de ração, que estão nos apoiando com outros materiais”, afirma Jeane.

Produção sustentável e comunitária
O projeto da UMEI Primavera pretende produzir inicialmente 40 abrigos, que serão distribuídos em diversos pontos do bairro. A produção demanda aproximadamente 109 caixas de leite, papelão, rolhas de cortiça e canos de PVC. Esse esforço colaborativo visa não apenas melhorar a vida dos cães de rua, mas também engajar a comunidade em práticas sustentáveis e de cidadania.

Educação empreendedora em foco
A Feira Empreendedores do Futuro é parte de um esforço maior para integrar a educação empreendedora nas escolas municipais de Timóteo, uma iniciativa que começou com a aprovação do Projeto de Lei 4.467 em 2022. Em março de 2023, cerca de 450 professores foram capacitados pelo Sebrae Minas através do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Sirlaine Araújo, destaca as transformações observadas nos alunos. “Acreditamos que isso é resultado da metodologia do programa que insere os alunos no processo de construção do conhecimento. Quando eles se veem parte importante de um projeto, tendem a colaborar mais e a ter mais interesse pelas atividades desenvolvidas na escola”, afirma.

Programação diversificada
Além da exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas, a feira contará com apresentações culturais, um espaço Kids e diversas atividades de lazer, proporcionando um dia de aprendizado e entretenimento para toda a família.

A Feira Empreendedores do Futuro exemplifica como projetos inovadores, como o da UMEI do bairro Primavera, podem promover valores de sustentabilidade e cidadania desde a infância, integrando a comunidade em ações de impacto positivo.

 

 

 

Destaques