Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Medicamento para crescimento de dentes em humanos é testado no Japão
. A fórmula, composta de anticorpos monoclonais, foi eficaz em roedores
27/06/2024 às 13:43por Redação Plox
27/06/2024 às 13:43
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, iniciam em julho de 2024 testes clínicos em humanos de um medicamento que promete fazer novos dentes nascerem. A fórmula, composta de anticorpos monoclonais, foi eficaz em roedores e, se os testes em humanos forem bem-sucedidos, o tratamento poderá estar disponível no mercado internacional em 2030.
Foto: reprodução/ Pixabay
Promessa para tratar anodontia O medicamento visa ajudar pacientes com anodontia, uma doença congênita que impede o crescimento de um ou mais dentes. Afetando 1% da população mundial, essa condição é mais comum em mulheres. Atualmente, o tratamento principal é o uso de implantes dentários. Segundo o principal pesquisador, Katsu Takahashi, "a ideia de cultivar novos dentes é o sonho de todo dentista", afirmou ao jornal The Mainichi.
Histórico de pesquisa Desde 2005, cientistas investigam formas de estimular a formação de novos dentes. Eles descobriram que roedores sem o gene responsável pela síntese da proteína USAG-1 tinham mais dentes, pois essa proteína limita o crescimento dentário.
Futuro do tratamento Se comprovada a segurança e eficácia da medicação, o primeiro grupo a ser tratado serão crianças de 2 a 6 anos com anodontia. A expectativa é oferecer uma intervenção "natural" para essa condição. Posteriormente, o tratamento poderá ser estendido a pessoas que perderam dentes devido a cáries não tratadas ou outros motivos.
Inep libera Cartão de Confirmação com informações sobre local, horário e direitos dos inscritos; provas serão aplicadas em novembro com datas diferenciadas no Pará
Inep libera Cartão de Confirmação com informações sobre local, horário e direitos dos inscritos; provas serão aplicadas em novembro com datas diferenciadas no Pará