Alcolumbre e Motta desistem de participar de audiência no STF

Chefes do Senado e da Câmara se ausentam de debate sobre emendas parlamentares

Por Plox

27/06/2025 13h51 - Atualizado há 8 dias

Nesta sexta-feira (27), o Supremo Tribunal Federal (STF) realiza uma audiência pública para discutir as emendas parlamentares, mas os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiram não comparecer ao evento.


Imagem Foto: Agência Brasil


A expectativa era que ambos participassem diretamente da audiência, especialmente Alcolumbre, que também preside o Congresso Nacional e está atualmente em Brasília. No entanto, a presença deles foi cancelada em meio a atritos com o governo federal, particularmente em relação ao projeto aprovado pelo Congresso que anulou um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).



Em substituição, a representação dos chefes das Casas Legislativas ficou a cargo das respectivas Advocacias-Gerais. O Senado será representado por Gabrielle Tatith Pereira, enquanto a Câmara contará com Jules Michelet Pereira Queiroz e Silva.


A audiência é conduzida pelo ministro do STF Flávio Dino e conta com a presença de especialistas, autoridades públicas e membros da sociedade civil, que discutem os impactos e legalidades das emendas parlamentares.



A decisão de Alcolumbre e Motta de não comparecerem ocorre em um contexto político tenso, marcado por disputas entre os Poderes Legislativo e Executivo

.
Destaques