Câmara aprova Dia do Orgulho Autista no Brasil
Projeto de Romário propõe 18 de junho como marco nacional para celebrar a identidade autista
Por Plox
27/06/2025 11h19 - Atualizado há 4 dias
Uma nova data pode entrar para o calendário oficial do Brasil como símbolo de reconhecimento e valorização da comunidade autista. Nesta quinta-feira, 26 de junho, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que institui o Dia do Orgulho Autista, a ser celebrado anualmente em 18 de junho.

A proposta tem autoria do senador Romário (Podemos-RJ), ex-jogador de futebol e atualmente parlamentar, que defendeu a relevância da iniciativa. Para ele, o objetivo é dar visibilidade à trajetória e às conquistas das pessoas autistas no país. $&&$“É pertinente, a exemplo de outras deficiências, ter um dia para celebrarmos e apresentarmos a história sobre o autismo no Brasil, suas lutas e conquistas, no sentido de conscientizarmos a população”$, destacou.
Segundo Romário, a escolha da data busca promover não apenas um momento simbólico, mas também estimular ações duradouras. $&&$“A instauração da data demonstra não apenas mobilização da comunidade em torno do tema, mas providências relacionadas à conscientização e ações que perduram por semanas ou meses”$, afirmou o senador.
Embora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocorra em 2 de abril, o parlamentar propõe um marco adicional com uma identidade nacional, que represente o autista brasileiro.
Para que a medida entre em vigor, ainda será necessária a aprovação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Após essa etapa, o projeto retornará ao Senado Federal para conclusão do trâmite legislativo.