Modi confirma presença no Brics no Rio; Putin está fora da cúpula

Primeiro-ministro indiano participará do encontro dos Brics no Rio de Janeiro em julho; ausência de Putin está ligada a mandado do TPI

Por Plox

27/06/2025 17h21 - Atualizado há 11 dias

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, confirmou nesta sexta-feira (27) que estará presente na cúpula dos Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro (RJ). A informação foi veiculada pela agência de notícias Reuters.


Imagem Foto: Reprodução


O Brasil, que assumiu a presidência do bloco em janeiro deste ano, será o anfitrião da reunião de alto nível que reunirá representantes de países como Rússia, China, Índia, África do Sul e outras nações integrantes do grupo.


Enquanto Modi confirmou sua vinda ao evento, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não estará presente na cúpula.



De acordo com Yuri Ushakov, assessor de política externa do governo russo, a decisão de Putin está relacionada à ausência de uma posição clara por parte do governo brasileiro sobre o mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).


O TPI emitiu a ordem em 2023, responsabilizando Putin por crimes de guerra durante a invasão à Ucrânia. Como signatário do tribunal, o Brasil tem, em tese, a obrigação de cumprir o mandado, o que poderia gerar constrangimentos diplomáticos em caso de sua presença.



Com a ausência do líder russo, a participação de Narendra Modi se destaca entre os principais chefes de Estado presentes na cúpula deste ano no Brasil.


Destaques