Timóteo encerra projeto educativo que atendeu mais de 300 crianças
Iniciativa da Fundação Aperam encerra com espetáculo teatral após oito meses de atividades nas escolas municipais
Por Plox
27/06/2025 16h00 - Atualizado há 2 dias
O projeto Brincando Eu Aprendo, promovido pela Fundação Aperam Acesita com recursos do Fundo Municipal da Infância e Adolescência, chegou ao fim em Timóteo nesta segunda e terça-feira (23 e 24/06), após oito meses de atuação nas escolas municipais. A iniciativa atendeu mais de 300 crianças de 4 e 5 anos, dos 1º e 2º períodos da Educação Infantil, com ações que aliaram cultura, ludicidade e aprendizagem.

O encerramento foi marcado pela apresentação do espetáculo 'O incrível mar de livros', do grupo DaMa Espaço Cultural, no Teatro da Fundação Aperam Acesita, reunindo alunos, familiares, educadores e representantes do Conselho Tutelar, CMDCA e Secretaria Municipal de Educação.
Durante o projeto, foram realizados seis circuitos culturais itinerantes nas escolas dos bairros Limoeiro, Professora Maria Aparecida Martins Prado, Virgínia de Souza Reis e CMEI Eva Eulália. As atividades abordaram os direitos de aprendizagem previstos na BNCC: conviver (contação de histórias com fantoches), brincar (jogos pedagógicos), participar (apresentações musicais), explorar (pintura e origami), expressar (teatro) e conhecer-se (leitura com livros).

Além das intervenções com as crianças, o projeto também promoveu encontros bimestrais com educadores das escolas participantes, para refletir sobre os fundamentos da BNCC e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.

Karine Soares Neves, mãe de um dos alunos do CMEI Eva Eulália, elogiou a iniciativa: “Foi um projeto maravilhoso, que incentiva o conhecimento de forma lúdica para nossos filhos”. Já Luiz Magalhães, presidente da Fundação Aperam, destacou o impacto duradouro das ações culturais: “Foram experiências que vão marcar a memória dos alunos por toda a vida”.

France-Jane Araújo Pereira, secretária de Educação do município, também reforçou a relevância do projeto, que trouxe aprendizado, reflexão e alegria para alunos e professores da rede: “Trouxe momentos significativos relacionados à aplicação da BNCC na Educação Infantil, beneficiando toda a comunidade escolar”.