Semana de Educação marca o retorno às aulas em Timóteo

27/07/2019 07:22

Atividades serão destinadas aos professores do Ensino Fundamental I, Educação Infantil, creches, pedagogos, diretores, vices, pais e alunos do nono ano do Ensino Fundamental

Publicidade

As aulas da rede municipal de ensino de Timóteo serão retomadas na próxima segunda-feira (29) nas 14 escolas de Ensino Fundamental, Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) do Novo Tempo, Bela Vista e Limoeiro e no Centro Municipal de Educação Integrada/Educação de Jovens e Adultos (CMEI/EJA). A rede municipal conta com cerca de 6 mil alunos, 392 professores e 824 funcionários.

A exemplo das atividades do início do ano, o calendário para o segundo semestre prevê a realização da Semana de Educação da rede municipal - 2019, com palestras e capacitações para a comunidade escolar. 

DivulgaçãoVolta-as-aulas-em-Timóteo

Segundo informou a subsecretária de Educação, Márcia Lessa Nunes, as palestras são destinadas para os Atividades serão destinadas aos professores do Ensino Fundamental I, Educação Infantil, creches, pedagogos, diretores, vices, pais e alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental. “Foi uma forma que encontramos de dar as boas-vindas à comunidade escolar e dar sequência ao processo de capacitação aos profissionais de Educação estendendo essa iniciativa aos pais e alunos do 9º ano”, explicou Márcia Lessa.

Sobre a inclusão de pais e alunos na programação de palestras, Márcia lembrou que esse foi o grande diferencial implementada na atual gestão da Prefeitura de Timóteo. “É importante destacar que a inclusão de pais e alunos têm o caráter de democratizar o acesso aos cursos de formação na rede de ensino e também preparar os estudantes para os novos desafios que eles terão pela frente como o Ensino Médio e a definição do próprio futuro profissional”, pontuou a subsecretária. 

Programação

A programação da Semana de Educação vai do dia 5 a 8 de agosto. Na segunda-feira (5) a atividade é dirigida para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, às 18h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, no bairro Olaria. O assunto a ser tratado nesse dia é “BNCC – Currículo socioemocional e a saúde mental dos trabalhadores em Educação”. 

No dia seguinte no mesmo local, o trabalho será direcionado para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A palestra estará sob a responsabilidade do terapeuta ocupacional Ronan Delfim Machado que abordará o tema “Empreendedorismo e expectativa de vida”. Ainda na terça-feira, só que na Faculdade Única, no bairro Olaria, a atividade terá como público alvo os pais de alunos da Educação Infantil e anos iniciais. Neste caso, a psicóloga Fabiana Pirchener, falará sobre “O compromisso com a vida escolar dos filhos”.

Na quarta-feira, a palestra é voltada para diretores, vices e pedagogos na Faculdade Única que acompanharão a exposição do tema “Os desafios da gestão escolar”. No mesmo local se reunirão no dia 8 (quinta-feira) os coordenadores e professores de creches para assistir a palestra “A arte de contar histórias para crianças pequenas”.

A Semana de Educação é realizada pela Prefeitura de Timóteo por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer com a parceria da Fundação Aperam Acesita, Centro Educacional Católico de Minas Gerais (CECMG); o terapeuta ocupacional Ronan Delfim Machado e a psicóloga Fabiana Pirchener.
 



Publicidade