Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

A Trajetória de João Pedro, o menino de 10 anos aprovado em vestibular

Além de suas conquistas acadêmicas, há um aspecto inegável de JP que captura a atenção: seu senso de estilo único

27/07/2023 às 12:45 por Redação Plox

João Pedro Araújo, popularmente conhecido como JP das Galáxias, é um nome que tem ganhado destaque na Região Metropolitana de Fortaleza. Com apenas 10 anos, esse residente de Caucaia se tornou uma espécie de celebridade após sua impressionante aprovação no vestibular de administração da Universidade de Fortaleza. Essa conquista resultou em uma explosão de popularidade nas redes sociais - os seguidores de JP saltaram de 9 mil para 13 mil em poucos dias após uma entrevista ao g1. "Fiquei muito surpreso. Não sabia que tantas pessoas iam me conhecer", disse o jovem ao relembrar um episódio em que foi reconhecido por fãs enquanto estava de moto.

Mas, o que impulsiona esse jovem prodígio? JP dedica, pelo menos, três horas por dia aos estudos, um número que se eleva para oito horas durante o período letivo. Mesmo com uma agenda repleta – que inclui preparação para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, onde almeja se tornar engenheiro aeroespacial, treinos de judô e aulas de matemática via Instagram – ele encontrou tempo para compartilhar uma palavra de encorajamento aos aspirantes a acadêmicos: "Foca no que tu quer e fica estudando, porque uma hora vai dar certo".

 

Foto: Reprodução

Estilo e personalidade: o lado descontraído de João Pedro

Além de suas conquistas acadêmicas, há um aspecto inegável de JP que captura a atenção: seu senso de estilo único. Com cabelos coloridos, uma vasta coleção de óculos de grau personalizados e roupas marcantes, ele prova que, apesar de suas habilidades acadêmicas excepcionais, vive como qualquer garoto de sua idade. "É o meu estilo, eu amo", ele confessa. O início de sua jornada de estilo remonta aos seis anos, quando expressou o desejo de colorir o cabelo, realizando esse sonho dois anos depois.

A singularidade de JP não se restringe apenas ao seu senso de moda ou proezas acadêmicas. Aos seis anos, ele foi diagnosticado com Altas Habilidades/Superdotação, uma condição que a neuropsicopedagoga Monikely Feitosa descreve como "um jeito diferente de ser inteligente". Este diagnóstico indica um rendimento acadêmico excepcional e um potencial intelectual superior. No entanto, é fundamental entender que essa habilidade não se limita apenas ao acadêmico, podendo também se manifestar em áreas como artes e motricidade.

João Pedro é apenas um entre os 24 mil estudantes no Brasil identificados com esse perfil, conforme dados do Censo Escolar de 2020. E sua história é um lembrete inspirador de que cada criança possui seu próprio conjunto único de habilidades, esperando para ser descoberto e celebrado.

Compartilhar a notícia

Veja também
Zema pede revisão de regras para aplicar melhor recursos da educação
EDUCAçãO

Zema pede revisão de regras para aplicar melhor recursos da educação

Governador de Minas Gerais propõe mais liberdade para Estados e municípios escolherem onde investir recursos públicos

IFMG
EDUCAçãO

Proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Aço pode virar lei

Está aberto o prazo para votar e cadastrar projetos que vão fazer parte do Plano Plurianual (PPA); iniciativa busca envolver sociedade.

 Foto: Pixabay/Reprodução
EDUCAçãO

Professores mineiros têm aumento de remuneração a partir de agosto

Segundo informações do Executivo estadual, o aumento afetará positivamente a vida de 389.360 servidores

EDUCAçãO

Reforma do ensino médio: Consed critica mudanças no projeto em tramitação no Senado

Secretários de Educação apontam que alterações propostas desconsideram as necessidades dos Estados e atrasam a implementação da reforma sancionada em 2017